Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA RESTAURANTE - KEBAB SHOP: Um pulo no mercado persa

O Kebab Shop oferece as refrescantes saladas árabes | Foto: Tomás Vélez/Divulgação


Aqui no Brasil, onde a imigração euroasiática, sobretudo dos católicos árabes como os sírios, turcos e libaneses, as suas tradições culinárias foram incorporadas ao nosso dia a dia. O quibe, aquele bolinho de carne moída, se apresenta em várias formas, inclusive com o nosso amado catupiry. A palavra tem origem em kebab que é variedade de pratos de carne originários da Média Ásia.

Kebab (kebap em turco, kabab no Irã, Afeganistão, Índia e Paquistão, também escrito kebob, kabob; significa carne grelhada em persa e grego. Kebab geralmente é feito de cordeiro e carne bovina. Às vezes, frango e peixe são usados em alguns estilos.

Em um dia que queríamos fugir do calor insuportável, pensando que existem climas mais amenos, quisemos comer uma comida de rua que nos lembrasse de outras paragens. Acertamos em cheio porque fomos ao Kebab Shop do Menezes Cortes. Fomos recebidos pela gentilíssima Valéria que nos explicou tudinho.

Kebab Shop é marca de típica gastronomia libanesa com lojas no Centro do Rio, na Tijuca e no charmoso bairro do Leblon. Com foco no sanduíche, de pão árabe ou pão folha, a casa idealizada pelos sócios Gonçalo Carvalho, um português, e o libanês Moux Ariss, tem preparo das carnes marinadas em temperos especiais por um dia e, depois, finalizadas em cozimento lento.

Primeiro, os sanduíches são de ótimo tamanho, bem recheados e as fritas vêm à perfeição. Aquela máquina que a carne fica rodando e depois se corta em fatias bem fininhas são já um prazer pelas lembranças do que vivemos. O molho de grão de bico o humus é para se ir colocando aos poucos e saboreando com calma a carne, o frango ou o falafel, os bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moída, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. Depois de muita conversa com Valéria, muitas risadas e os sanduíches verdadeiramente deliciosos, ganhamos energia e o calor até passou.

SERVIÇO

KEBAB SHOP*

Rua São José, 35 - Centro

De segunda-feira a sexta-feira (11h às 20h)

*Com filiais na Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 314 lj N) e Leblon ( Rua Gen. Artigas, 232)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.