Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA RESTAURANTE - SOFIA Kátia Barbosa, melhor da cozinha presente

Kátia Barbosa, uma chef plural que transborda talento em cada prato | Foto: Divulgação

Kátia Barbosa. Kátia é sorriso, gargalhada, braços abertos, doação. Kátia fez um dos maiores presentes da culinária: transformou o mais carioca dos pratos, o emblema da cultura brasileira no famoso bolinho de feijoada. O dela não é um qualquer, né? E a massa do feijão, a farinha de mandioca, o bacon micro e bem frito e aquele ponto dificílimo da couve: a chamada crocância.

Kátia é samba, é choro, é balé do Municipal. Kátia é Chiquinha Gonzaga. Kátia é Elizete Cardoso. Kátia não fez Cordon Bleu. Ela é branca, é amarela, é verde, é vermelho, é os frutos, legumes, verduras, os frutos do mar, dos rios e das florestas das coisas maravilhosas das terras brasileiras.

Kátia é o pôr do sol de bater palma, é subida da Pedra da Gávea, é ver o dia nascer da Igreja da Penha. Kátia é 10 com louvor. Kátia é brincadeira de roda e a coisa séria de fazer banquete para 5 mil pessoas. Kátia foi a primeira mulher a virar super-chef-midiática- importante dessa cidade.

Katita agora tem novos velhos ares de volta à Praça da Bandeira com o Restaurante Sofia em homenagem a sua mãe de 92 anos. Com a mesma coragem de menina, começando carreira e tome criatividade. Kátia não tem prato favorito, muito menos carro-chefe. Tudo é equilibrado, inventivo, sabores inusitados. Tudo certo, como 2 e 2 são quatro. E toda quarta e quinta tem Provinha, o menu de 3 etapas( entrada, principal e sobremesa) para sentir o pulso de novas receitas.

Kátia Barbosa é ela é carioca, é o melhor da cozinha dessa cidade. Kátia é o aconchego que nos representa.

SERVIÇO

SOFIA

Rua Barão de Iguatemi, 257-c, Praça da Bandeira.

De terça a domingo, (12h às 23h)

Instagram: @sofiarestauranterj

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.