A Fundição Progresso, na Lapa, recebe nesta quarta e quinta-feira (22 e 23) o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia. Será a primeira vez que o evento acontecerá fora de uma universidade, e também ocupará espaços como o Circo Voador, o Passeio Público, a ACM (Associação Cristã de Moços) e o Cine Odeon.
Entre as muitas atrações está a Cozinha das Tradições, que busca a valorização dos saberes das agricultoras e cozinheiras, rurais e urbanas, detentoras de saberes tradicionais de diferentes regiões do estado.
Serão cerca de 20 pratos como o Cantão de Banana, do Quilombo Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes); Fubá Suado, do Quilombo Cruzeirinho (Natividade); Peixe a moda quilombola, do Quilombo Baía Formosa (Búzios), que recentemente levou o prato para o Degusta Rio, em Búzios; Angu com Taioba, do Quilombo Cafundá Astrogilda (Vargem Grande, Zona Oeste do Rio), Sopa do Mato, do Quilombo Doa Bilina (Campo Grande, Zona Oeste do Rio); Paçoca de Banana Verde, Quilombo do Campinho (Paraty), entre muitos outros.
"Vamos tratar não só de políticas públicas que tirem o país do Mapa da Fome, mas que seja feito com alimentação saudável. Com comida de verdade, sem veneno. E mostrar que combater a crise climática passa também e sobretudo por valorizar a agroecologia e a agricultura familiar", explicou a deputada Marina do MST