Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA / RESTAURANTE / SÍTIO GASTRONÔMICO | Eu quero essa casa de campo

Arroz de pato, salsa verde, salada de ervas e queijo tulha | Foto: Tomás Rangel/Divulgação

Sair do Rio em uma sexta nublada é uma benção. Subir a serra para chegar a Secretário e encontrar uma casa daquelas de fazenda, esparramada, grama, horta, gazebo e sermos recebidos carinhosa e efusivamente por Lucca Medeiros foi o segundo passo ter certeza: quero ficar aqui.

Logo, Lucca nos brindou So Fresh So Clear (bourbon, maracujá, mel, limão siciliano, licor 43 e orange bitters) com base de milk clarificado (coagem do líquido em leite talhado), criação de Raphael Renaldin, que além dos drinques fica à frente de bar só com os melhores.

Sentamos à mesa e chega Anna Dolezal, a chefe, casada com Lucca e mãe de Helena, que explica a proposta: somos as cobaias do Menu Primavera. A proposta de um menu completo varia com o que há na própria horta e com o fornecimento de produtores locais. Aí começamos: o pão da casa, excelente, partido fino e bem quentinho com manteiga de tomate e anchova - o casal recém chegado da Espanha trouxe, as melhores do Cantábrico - para quem adora, como a coluna, subimos aos céu, pois é ingrediente raro aqui.

Foram tantas delícias que faremos um comentário: serviram salmão, camarão, pato, cordeiro, legumes, queijos... Tudo com temperos e misturas que se casam à perfeição, como Taglioline, Bolonhese de Lula e Polvo Grelhado com aquele molho de tomate de uma jornada no fogo; Crudo de Atum, uva Vitoria e creme de cogumelo - o cru, o cozido e o doce em união que deve ser indissolúvel - e o Carpaccio de Rosbife com Boursin e salsa verde, tostado e cru, com sal grosso na casquinha.

Um reblochon com mel fez a passagem para a Torta Basca (aquela que a base é de ovos e o recheio de queijo que toma toda sobremesa). Veio o pulo de gato da chefe criativa, dedicada, com total conhecimento do que faz. Ana coloca gorgonzola, o que dá o necessário sabor de queijo no difícil recheio que deve ser levíssimo, mas intenso. E nada mais havendo a tratar, infelizmente, descemos com a certeza que é lugar perfeito para se confraternizar.

SERVIÇO

SÍTIO GASTRONÔMICO

Estrada Francisco Guimarães, nº 1.100, Pedro do Rio (RJ)

Sexta e sábado (12h30 às 22h) e domingo (12h30 às 18h)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.