Ainda existem na costa carioca, mar batendo de um lado e de outro a vegetação praiana, um carro de quando em vez. Chega-se a um quiosque super bem montado, pescados frescos, serviço perfeito, equipe de primeira. O Pesqueiro é mais do que um cantinho à beira mar.
Fomos recebidos pela gerente Natyelle e pela chef Monique Giabatti que formula o menu, os clássicos, em estado de pureza ou revisitados, e também excelentes criações. Começamos por uma versão brasileira do clássico Platô de frutos do mar. Pérolas do mar são praticamente um mergulho em todos os melhores sabores, composições e frescor. Salpicão de lagosta em sua calda, dupla de crudo de vieira com flor de sal, raspas de limão siciliano e azeite trufado, ostras com limão siciliano, tartar de salmão com molho Nikkei, ceviche peruano com banana da terra, vinagrete de polvo e vinagrete do mar. Encantamento que ficou maior com as ostras e vieiras vindas da Ilha Grande. Praticamente se comeu do barco, acompanhado de pão de limão siciliano e torradinhas de focaccia.
Depois, Robério, gentilíssimo, trouxe o prato preferido da família: Camarão com Catupiry e arroz a la grega. Sr. Pinheiro Alves, que divide as merendas desde sempre logo confirmou: a milanesa de panko, o tamanho e a textura dos camarões graúdos, foi feita para se mergulhar no fondue de catupiry ou se misturar no arroz com tudo certo, picadinho, até o presunto em cubos. A invenção de chef Beto é o melhor jeito de se comer esse prato. E logo resolvemos: é a nossa receita, pois chef Ronaldo nos deu o segredo.
O vinho foi um argentino, geladíssimo, que o maitre Sebastian nos indicou. Como bom sommelier, trouxe um chardonnay sequinho. E o Bora Bora, três tipos de rum, xarope de baunilha, açúcar mascavo e especiarias, é uma escultura dentro do abacaxi. E como nos amamos, voltaremos muitas vezes.
SERVIÇO
PESQUEIRO
Avenida Lúcio Costa, s/nº, Ilha 25, Praia da Reserva - Barra da Tijuca. Tel: (21) 99995-4794 / 99512-1112
De domingo a quarta (11h às 22h) e de quinta a sábado (11h às 23h30h)