O Mondial de la Bière celebra dez anos no Rio de Janeiro em uma edição comemorativa e especial, que marca o retorno do festival ao Píer Mauá, entre os dias 11, quarta-feira, pré feriado, e 15 de outubro, domingo. Além de marcas fortes do setor cervejeiro já confirmadas, como Brewdog, Croma, Bodebrown, Hocus Pocus, Seasons, Goose Island e Armadillo, numa lista que chega a 100 cervejarias de diversas regiões do Brasil, o evento terá expositores de gastronomia selecionados para acompanhar os melhores rótulos, entre os quase 1500 disponíveis.
O maior festival de cerveja artesanal da América Latina tem 10% do seu público total vindo de outras cidades e 3% de outros países. Isso significa que dos 70 mil visitantes por edição, aproximadamente, quase 10 mil são turistas. Como em 2023 o festival comemora 10 anos de paixão cervejeira durante o feriado prolongado, espera-se um aumento no número de visitantes de fora do Rio no evento, com um ticket médio acima de R$300 em cada dia.
De acordo com as organização, a edição comemorativa e especial trará diversas marcas e uma experiência de entretenimento ainda mais latentes em 2023. Além do retorno ao Píer Mauá, na região central do Rio de Janeiro, onde o festival nasceu em terras brasileiras. E os números mostram que há muito o que brindar, já que, em uma década, a festa somou cerca de 500 mil visitantes, 2250 cervejarias participantes, 180 patrocinadores e apoiadores e 180 toneladas de alimentos doados para instituições carentes com o ingresso categoria cervejeiro solidário.
Lançado em 1994 em Montreal, no Canadá, o Mondial de la Bière chegou ao Brasil em 2013, no Rio de Janeiro. Em 2018, expandiu seus horizontes para São Paulo tornando o país o único a ter duas edições ao ano, tendo como combustível a cerveja artesanal e a variedade de rótulos artesanais levados pelas cerca de 200 cervejarias nacionais e importadas, que apresentam seus últimos lançamentos durante os dias de festa.
Além de marcas fortes do setor cervejeiro já confirmadas, o Mondial de la Bière oferece ainda diversas opções gastronômicas e de mixologia, que dialogam perfeitamente com o universo da cerveja. Além disso, uma programação extensa de shows é imprescindível para animar os dias de festa. Em 2023, serão dois palcos, além da praça experiência “pé de mé”, da Cacilds, entre os armazéns 3 e 4, e diversas outras ativações de parceiros. Entre as atrações musicais, já estão confirmados a banda Sweet Guns, DJ Júlio Rodrigues e Samba da Alvorada no dia 11, a banda Venus Café a dupla Vooduo no dia 12, o sambista Marquinho Nunes e Baile do Zen no dia 13, a banda Jackstone, Vooduo e DJ Júlio Rodrigues no dia 14, e fechando no dia 15, pagode da Beta, D’Samba e a banda Tchopu. Serão mais de 40 horas de música, dentre as mais diversas bandas e DJs, passeando por todos os estilos.
Estreantes
Diversas marcas estreantes estão entre os expositores que vão mostrar clássicos e novidades do universo cervejeiro. De Nova Friburgo, a Barão Bier é uma delas. Administrada por duas mulheres, vai apresentar três estilos de cerveja: Pilsen, Vaud/White IPA, Argóvia/ American Red Ale. O destaque fica com a White IPA, uma IPA americana com especiarias belgas, que leva laranja e phyysalis em seus ingredientes e resultam em uma bebida leve, refrescante, frutada e com toque de lúpulos condimentados que lembram coentro e pimenta branca. Da mesma cidade, a Sanadu nasceu dentro de um bikepark e tem rótulos inspirados nas trilhas. Os visitantes poderão provar a Sanandu, que é uma blond Ale, e a Pica-pau, uma IPA.
Também da região Serrana, de Corrêas, vem a Brassaria Matriz, que nesta primeira vez no festival vai mostrar a brasilidade de seus rótulos, apresentando a Mati-Taperê, uma IPA com cupuaçu, e a Veranear, uma Gose com goiaba e maracujá. De Petrópolis, a cervejaria Colonus vai mostrar que gosta de surpreender, com a Colonus No.7, uma Belgian Blond Ale com extrato de whiskey, e a Colonus Renegat, uma Weissbier com um toque de mel.
Já a Maltz, nascida em Maricá, vai trazer 10 rótulos diferentes de sua produção, entre Ipas, Sours, Stout e Lagers. E quem visitar o stand da Gallo, vai poder conhecer a Pilsen, a Session IPA, a Witbier, a Red Ale, a IPA, a APA, a Stout, a Tripel e a New England IPA da cervejaria de Nova Iguaçú.
Outra cervejaria que faz sua primeira participação é a Maldita, de Niterói. Versão cervejeira da Rádio Fluminense FM, que operou no Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90, sendo responsável pela introdução de toda uma geração de conjuntos de rock, ela tem rótulos inspirados nos estilos musicais, como o Classic Rock Pilsen, Blues Rock Weizz, Punk Rock Red Ale, Hard Core IPA, Jazz APA e Heavy Metal Stout.
Também entre os estreantes, a produtora de lúpulo Estância Éden vai apresentar seu Lúpulos Eden, produzido em Araras. Destacam-se ainda entre as estreantes, nomes como Croma, Alem Bier e Kastle Hops.
A edição conta com a presença do Grupo Petrópolis, que traz a assinatura da Black Princess como patrocinadora oficial dos palcos do festival, o apoio da Saber Beber no copo comemorativo de 10 anos de paixão cervejeira e a parceria da Cacildis na programação inédita da Praça Experiência.
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