Em duas horas vai-se do Leblon a uma verdadeira festança.. Éramos 12 os convidados por Sylvia Braconnot e Ivy Tinoco da Documentta. Jornalistas, chef, produtores, designers, artistas... Chegamos em Secretário, ao Restaurante ...Lá, no meio da mata, em um salão envidraçado, com as mesas perfeitamente arrumadas, cerâmica, raríssimos guardanapos de linho laranja, objetos do melhor da arte popular brasileira e louças deslumbrantes de todas as épocas.
O chefs Bebeto Felipe e Marcelo Vidal nos fizeram sentir como no banquete do Macron ao rei inglês. Começamos pelo bolinho de arroz (com os grãos soltinhos, nada de maçaroca) e o croquete de filé que de tão desfiado e compacto parecia um pequeno bife. Os caldos: tomate com leite leve (bastante leve!) e o de cenoura que, de forma inventiva e melhor, leva maracujá. Ambos cremosos para se tomar com colher.
O vinho português acompanhava o clima de conversas, trocas, risadas. O sonho de queijo boursin come-se com a mão e a massa difícil de ser moldada fina é apenas uma cobertura ao recheio.
Os camarões no creme de maçã verde, mistura a consistência exata do molusco e o sabor entre o doce e ácido da fruta. A vontade é repetir, repetir... tínhamos os principais.
Os inhoques nudes de bacalhau, o peixe desfiado, prensado, sem farinha e ovo que podem vir com o molho de tomate ou manteiga ghee com salva. Invenção que merece Nobel. O vatapá vegano com cogumelo shimofuri, com dendê, creme que se come de colher. E a farofa? Ah, a farofa é de panko com dendê. Mas Bebeto também prepara a de panko com alho poró e manteiga que também merecia estar no banquete real.
Agora, os sorvetes... Pense nos melhores doces brasileiros, quindim, leite, caramelo com flor de sal e quebra-queixo, deliciosos, daqueles que se pega a caixa para ficar vendo série. Tem a horta, com ervas raras, a estufa para cura - o peito de pato cortado fino, mal passado, com a micro cobertura de gordura.
É o desfile dos sabores: picância, acidez, frescor, crocância, surpresa, criatividade, doçura, cru, cozido, frito, mistura, salgado. Todos, no seu empratamento, acompanham a lindeza da natureza e o super bom gosto da decoração dos ambientes.
Um momento único. E lá, no alto desse belo recanto na Serra pode-se dizer que só faltou uma coisinha para nos encantar ainda mais, se é que isso é possível: o Hugh Grant sentar ao meu lado, como fez com Mme Macron.
SERVIÇO
RESTAURANTE ...LÁ
Estrada de Secretário, km 5,7, s/nº - Secretário, Petrópolis. Tels: (24) 2104-7390 e (21) 98068-6650.
Sextas e sábados (12h às 22h30) e domingos (12h às 18h)