Por:

Togu: 20 anos com corpinho de 5

Miguel Paes com o drink Yuzu, uma fruta cítrica da Ásia | Foto: Divulgação

Por Cláudia Chaves

Especial para o Correio da Manhã

A Dias Ferreira era até 2000, uma rua com u­­m galeto, um restaurante meio botequim com o óbvio nome de final do Leblon, daqueles pós-praia,o La Mole que ensinou ao carioca adorar couvert, o Sushi Leblon, um japa pioneiro. Foi nesse mundinho que, em 2003, surgiu o Togu, logo chamado de Japinha do Leblon.

Passados 20 anos, a casa de Denise Preciado, cujo nome quer dizer Castelo do Imperador, é um bistrô de comida contemporânea. Para começar as comemorações criou-se uma nova carta de drinques, balanceada, com menor teor alcoólico, maior leveza e versatilidade em paladares cítrico-refrescantes. Fomos lá provar alguns dos 13 drinques autorais , criados por Miguel Paes, com ingredientes que não se encontram por aqui como Yuzu (fruta cítrica originária da Ásia e bastante usada na culinária da China e do Japão) e sochu (destilado mais consumido na Coreia do Sul).

Começamos pelo Praia de Ipanema: sakê, suco de abacaxi concentrado, xarope de maçã-verde, suco de limão siciliano e clara de ovo pasteurizada. Fresquinho, agradável e só ficou faltando o por do sol para a gente aplaudir. Fomos direto para o aveludado/aromáticos Lua na Guanabara: sochu iichiko, xarope de lichia, água de flor de laranjeira, limão siciliano e clara pasteurizada. E na nossa linha preferida, cítrico e refrescante, finalizamos com Yuzu Highboru a la Carioca: gim Tanqueray rangpur, lima da pérsia, purê de yuzu e água com gás A revisão da clássica caipirinha de lima da pérsia funciona perfeita.

Apesar de ser noite de drinques, que nos fez sentir aquela personagem chique de seriado americano, que enfrenta o bar drinques pós-trabalho, pedimos o prato de resistência: magret de pato ao perfume de tamarindo thai com arroz negro trufado. O pato como se faz nos melhores restaurantes franceses: tostado, com o miolo mal passado, sem sangrar; o arroz, ah o arroz, praticamente um risoto macio que combinado com o tamarindo e a trufa fica sensacional. De comer, comer, comer. Assim, me sentindo princesa do Castelo, voltei para casa e dormir o sono dos justos.

Serviço

Rua Dias Ferreira, 90-B, Leblon

[email protected]