Delírios burtonianos: Instalação imersiva com o universo da animação 'O Estranho Mundo de Jack' faz sucesso em SP

Exposição propõe jornada noturna sensorial a céu aberto no Jardim Botânico de SP

Por Affonso Nunes

Ao longo de 1,5 km de área expositiva no Jardim Botânico de SP, os visitantes se deparam com várias instalações instagramáveis

Sucesso de público desde sua estreia internacional no Jardim Botânico de Nova York, a instalação imersiva "O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton - Caminho de Luzes" segue em temporada em São Paulo até o dia 3 de agosto. Primeira cidade fora dos Estados Unidos a receber a experiência, a capital paulista tem reunido famílias, fãs de Tim Burton e curiosos de todas as idades para uma caminhada noturna de 1,1 km por trilhas cenográficas que mesclam arte, tecnologia e natureza.

Baseada no clássico da Disney lançado em 1993, a instalação reinterpreta o universo sombrio e encantador de Jack Skellington, Sally, Zero e outros personagens do filme com projeções mapeadas, esculturas em 3D, mais de 2 mil pontos de luz e a trilha sonora original da animação. O percurso, montado no Jardim Botânico de São Paulo, transforma a paisagem natural num cenário mágico.

Para tornar possível a versão brasileira da mostra, foi necessária uma operação logística digna de superprodução: 11 contêineres com mais de 55 toneladas de equipamentos foram transportados de Nova York até o Porto de Santos e seguiram em 11 caminhões pela Serra do Mar até São Paulo. A montagem levou cerca de 40 dias e envolveu mais de 30 profissionais trabalhando em turnos para adaptar o espaço ao projeto.

O espetáculo visual é fruto da parceria entre as empresas internacionais Adventurelive — responsável por montagens como o musical "Hamilton" — e LETSGO, conhecida por exposições imersivas como "Tim Burton's Labyrinth". No Brasil, a realização é do Instituto Cultural Opus, braço social da Opus Entretenimento, com direção artística do cenógrafo brasileiro Felype de Lima. Radicado na Espanha e vencedor do Prêmio Max de Melhor Figurino, Felype já assinou projetos na Europa e América Latina, e desenvolveu, para esta mostra, uma proposta que respeita o ambiente do Jardim Botânico ao mesmo tempo em que transporta o público para dentro do universo burtoniano, usando cenografia, iluminação e narrativa interativa.

SERVIÇO

O ESTRANHO MUNDO DE JACK - CAMINHO DE LUZES

Jardim Botânico de São Paulo (Av. Miguel Estéfano, 3031 - Água Funda, São Paulo) | Até 3/8, com sessões noturnas a partir das 18h30

Ingressos: a partir de R$ 21 no site www.oestranhomundodejackcaminhodeluzes.com