Por:

A resiliência que se faz arte

Obra do Mestre Getúlio | Foto: Divulgação

Espaço de excelência para a difusão de obras do nosso artesanato, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) abriu ontem a "Mostra Solo Criativo: uma homenagem aos artesãos do Brasil", que exibirá cerca de 100 obras do acervo da casa vinculado ao Sebrae. A exposição é justa uma homenagem ao mês do artesão, cuja data oficial é comemorada em 19 de março.

A mostra exibe, além da obra, um pouco da vida de cada artesão. As peças ocupam três salas do CRAB - na primeira, é apresentado ao visitante como é a produção artesanal nas regiões do país. Na segunda sala, o visitante conhece as oficinas de artesanato e serão exibidas as técnicas de entalhe em madeira, cerâmica e trançados em fibras vegetais. Por último, o terceiro espaço aproxima o público dos artesãos, de forma sensível e poética.

"A arte do artesanato traduz a expressão daqueles que conseguem lapidar e transformar os recursos naturais de cada localidade, representa a expressão da cultura e um fator de identidade. O resultado desta manifestação vem carregada de resiliência, de heróis e heroínas que resistem às adversidades. O setor engloba 3% do PIB, aproximadamente 8,5 milhões de artesãos, sendo 77% mulheres envolvidas neste fazer manual" enfatiza Décio Lima, presidente nacional do Sebrae, presente na abertura do evento.

Também foi aberta a loja de artesanato do CRAB, onde peças de vários artesãos do país podem ser adquiridas. E nesta quarta e quinta-feiras (27 e 28), o CRAB vai sediar o Encontro Nacional de Gestores de Artesanato, que vão debater o desenvolvimento criativo dos produtos artesanais e seu impacto nos territórios, cases de sucesso nas unidades do Sebrae nos estados e a comercialização do artesanato brasileiro.

SERVIÇO

SOLO CRIATIVO

Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Praça Tiradentes 69 - Centro)

Até 29/6, de terça a sábado (10h às 17h)

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.