Um grito de 'Bravo!' para 'Nosso Segredo'
Uma das atrizes de maior prestígio do teatro e do cinema brasileiro no século XXI, famosa pela trajetória nacional da peça “Vaga Carne”, a também dramaturga Grace Passô se consolida num novo front, o da realização, ao se encher de elogios, no posto de cineasta, por seu trabalho em um dos filmes de maior impacto da competição de Gramado, em 2026: “Nosso Segredo”. Não há boca, em solo gaúcho, que não elogie o drama de trilha sonora estonteante (composta por Amaro Freitas) esculpido entre luto, lágrimas e lama (ligada a um surpreendente signo animal) a partir de reescrita de “Amores Surdos”, texto teatral de autoria da própria Grace. Produzido por Ricardo Alves Jr., este inventário de cicatrizes, com um pé na fábula, foi o último dos seis longas de ficção da competição oficial gramadense a ser exibido. E foi o único a ser acolhido com o grito de “Bravo!”.
A fotografia dionisíaca de Wilssa Esser assegura um aspecto crepuscular ao enredo que mistura finitude, recomeço e perenidade. Nele, uma família que tem vivências variadas do racismo e de outros mecanismos de exclusão luta para reconstruir sua rotina após a perda recente da figura paterna. Enquanto cada um dribla a dor à sua maneira, o filho caçula guarda um mistério que transcende as bordas do realismo.
“O ‘para sempre’ para mim são memórias, são afetos comungados, são nossos ancestrais... os mestres que prepararam o meu mundo para o que virá. A ideia de ‘para sempre’ tem a ver com afeto. A morte é a vida... é ‘O’ assunto da vida”, disse a atriz, laureada com o troféu Redentor do Festival do Rio duas vezes, por suas interpretações em “Praça Paris” (2017) e em “O Dia Que Te Conheci” (2023). “As vidas negras no nosso país são a maior prova de que o afeto e a admiração entre os integrantes de uma família é o que faz as pessoas resistirem e seguirem em frente”.
As frases acima foram colhidas pelo Correio da Manhã durante um encontro com Grace na 76ª Berlinale, em fevereiro, onde Grace exibiu “Nosso Segredo” pela primeira vez, na mostra competitiva Perspectives. Na sequência, o filme foi para o Bafici, em Buenos Aires. No próximo dia 27, o longa entra em cartaz. Antes, neste sábado, ele poderá sair de Gramado laureado. Suas chances são altas.