AS BOAS DO DIA - SEG (6/10)

Por POR RODRIGO FONSECA

GÓRGONA, de Evi Kalogiropoulou (Grécia): Há vertores milenares da tragédia neste thriller que se ambienta nma pobre cidade-estado dominada por uma refinaria que trata gasolina como ouro. Lá, os homens, todos armados, detêm o poder absoluto, só que Nikos, o líder, está gravemente doente e tem que organizar a sucessão. O choque acontece quando ele inclui sua protegida, Maria, entre os candidatos ao "trono" de um Olimpo neorrealista. Onde: Estação NET Rio 4, 18h30.

ELEFANTES FANTASMAS ("Ghost Elephants"), de Werner Herzog (EUA): Há 20 anos, o diretor alemão que fez fama ao transpor a fronteira da insanidade (em "Aguirre" e "Fitzcarraldo") foi reinventado no Panteão da autoralidade pelas vias do documentário ao lançar "O Homem-Urso". Ele volta a refinar as cartilhas da não ficção ao explorar o fim anunciado de uma espécie que predadores industriais resumem a marfim, nas matas da República do Congo. Onde: Estação NET Gávea 3, 18h15.

TRÊS DESPEDIDAS ("Tre Ciotole"), de Isabel Coixet (Itália): Artesã autoral consagrada por retratar o quanto o amor sabe ser implacável, a diretora de "Fatal" (2008) volta à ribalta com uma trama em italiano. Nela, tudo parte do que parece ser uma briga trivial entre Marta (Alba Rohrwacher) e Antonio (Elio Germano). O casal termina a relação, na fricção do ressentimento. A reação de Marta é se fechar em si mesma e ficar fora do mundo. Onde: Kinoplex São Luiz 2, 21h30.