Pedida certa para as férias da molecada
Em conversa com a imprensa, atriz Juliana Paiva falou sobre estrear como dubladora em 'Elio', novo filme da Pixar
O mês de julho marca grandes estreias nos cinemas, com ao menos um grande filme de ação saindo praticamente toda semana. Porém, no mês das férias escolares, um longa segue em cartaz para atender a molecada. Lançado há algumas semanas, "Elio"' é a nova aposta da Disney/ Pixar nas telonas.
A trama acompanha um pequeno garotinho que acabou de perder os pais em um acidente. Por conta disso, ele passa a ser cuidado pela tia, Olga, uma cientista da Nasa, que não tem o menor tato com crianças. Em uma de suas visitas ao trabalho da tia, o menino descobre as maravilhas da exploração espacial e fica fascinado pela possibilidade de haver vida alienígena esperando por ele fora da Terra.
Viciado em estudar os planetas, Elio sonha em ser abduzido. E sua vida muda de uma vez por todas quando ele intercepta uma mensagem espacial e se vende como o líder da Terra. Agora, o menino se encontra em um 'Comuniverso', no qual vai tentar mediar uma crise diplomática interplanetária contra uma raça de ETs guerreiros.
Na versão brasileira do filme, a Pixar convidou a atriz Juliana Paiva para dublar a tia Olga. Em conversa com a imprensa, ela contou estar realizando um sonho de dar voz a uma personagem da Disney.
"[Estrear na dublagem em um filme da Pixar] Foi o melhor dos mundos. Quando eu recebi o telefonema, me emocionei muito. Estava nos meus planos dublar uma animação desse tamanho, mas é um sonho que não depende só da gente. Então, esse projeto está sendo incrível! Conforme eu fui mergulhando mais no universo de 'Elio', no universo da Olga, eu fui me apaixonando mais por todos os recados que essa animação traz. A gente descobre que o filme é uma sessão de terapia em grupo, porque tem o encantamento da infância, já que é um filme que está esteticamente lindo, com uma galáxia linda - e sugiro que as pessoas assistam em 3D -, mas também por entender que é uma aventura sobre encontrar seu lugar no mundo, ressignificar fatos quando a vida te dá uma rasteira, sabe? Minha personagem é uma tia que se vê diante de uma maternidade precoce, lidando com um garoto órfão que se sente excluído. É uma aventura infantil, mas é um filme de gente grande. A Disney/ Pixar faz isso com a gente. Por isso a emoção de poder fazer esse trabalho, porque falou com a 'Julianinha' que via esses filmes e agora faz parte da construção dessa magia para outra geração", disse.
Por ser considerado por muitos fãs como o melhor estúdio de animação, a Pixar pode ser um desafio bastante intimidador par quem está começando. Por isso, o Correio da Manhã perguntou se Juliana sentiu um peso diferente de estrear na dublagem numa produção deste tamanho.
"Na verdade, foi a realização de um sonho. Eu já tinha a vontade de dublar e sou apaixonada por desenhos, principalmente da Disney/ Pixar. Aprendi muito e tenho muita lembrança afetiva de lições, músicas e histórias desses filmes. Fiquei muito feliz com essa oportunidade, ainda mais se tratando de Elio, que tem mensagens lindas. A Olga é uma personagem profunda, que fala sobre diferentes configurações de famílias, e eu tô muito encantada com o universo da dublagem. Como é difícil interpretar sem a troca de um parceiro de cena, e isso traz uma responsabilidade especial porque isso vai virar registro para muitas crianças. Elas vão assistir e criar uma memória afetiva para a vida inteira. Então, não é um peso, mas um sonho. É algo leve que se torna uma realização profissional com sabor de infância", afirmou Juliana Paiva.
"Elio" segue em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.