Uma esquina de sonhos atemporais

Documentário 'Nada Será Como Antes', que registra a gênese do movimento do Clube da Esquina, estreia na próxima semana

Por Affonso Nunes

Chega aos cinemas na quinta-feira (28) o documentário 'Nada Será Como Antes', um megulho em torno da criação de 'Clube da Esquina', um dos melhores álbuns da MPB

Bendito dia em que dona Maricota mandou o filho Lô, de dez anos, comprar pão para o lanche da tarde. Atraído por um som de voz e violão que vinha da escadaria, o garoto trocou dispensou o elevador e começou a descer 17 andares. Lá pelo quarto deparou-se com um rapaz preto que cantava absurdamente bem. Era Milton Nascimento, ou o Bituca, para os colegas do Edifício Levy, do bairro de Santa Teresa, da eclética cena musical de Belo Horizonte nos anos 1960.

O divertido depoimento de Lô Borges é uma das cenas do cativante documentário "Nada Será Como Antes", de Ana Rieper, que chega aos cinemas no próximo dia 28. Lançado no Festival do Rio de 2023, o longa explora a musicalidade do talentoso grupo por trás do álbum "Clube da Esquina", um dos melhores da MPB de todos os tempos!

Com imagens de arquivo primorosa, na tela emergem depoimentos de Milton Nascimento, dos irmãos Lô e Márcio Borges, de Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, entre outros, para apresentar a plêiade de referências estético-político-musicais que moldaram um dos movimentos mais inventivos do nosso cancioneiro, berço de acordes e versos atemporais, tendo a amizade e afeto como combustível, e que bebeu de fontes como o jazz, o rock dos Beatles sem abrir mão da mineiridade. É de se lamentar que o poeta Fernando Brant (1946-2015) não tenha vivido para deixar seu testemunho sobre este fascinante legado.

A história por trás de cada canção deste álbum perfeito reforça a genialidade dessa turma que provou, com propriedade, que nada será como antes.