Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Ofensivas francesas nas telas cariocas

'O Sabor da Vida', um tratado comovente sobre o benquerer com Juliette Binoche e Benoît Magimel | Foto: Divulgação

 

Itália, Japão, Bélgica... lá fora, esses são os países que mais consomem a produção francesa, a julgar por dados da Unifrance, órgão governamental europeu que legisla a circulação de longas da pátria de François Truffaut pelo mundo. Na América do Sul, Argentina e Brasil brigam por essa dianteira. Os brasileiros devem ganhar dianteira neste fim de semana com a estreia de

"Tudo ou Nada" ("Rien à Perdre", de Delphine Deloget. Elogiada na mostra Un Certain Regard de Cannes, a trama elege como protagonista Sylvie (Virginie Efira), que vive em Brest, na França, com os seus dois filhos, Sofiane e Jean-Jacques. Eles são uma família unida e feliz. Uma noite, o caçula Sofiane se machuca sozinho no apartamento, enquanto a mãe está no trabalho. O incidente é relatado e o menino é colocado em um orfanato. Munida de um advogado, o apoio dos irmãos e o amor de seus filhos, Sylvie confia que conseguirá vencer o sistema burocrático e legal.

Para o dia 11 teremos em circuito o tocante "O Sabor da Vida", de Tran Anh Hùng. Foi merecidíssimo o prêmio de Melhor Direção dado por Cannes ao realizador vietnamita responsável pelo aclamado "O Cheiro da Papaia Verde" (1993). Um diretor que estava há uns sete anos sumido do cinema. Ele regressa reunindo um ex-casal que se amou muito fora das telas - Juliette Binoche e Benoît Magimel - para encarnar um quase casal que se adora apaixonadamente, mas que não se casa para não se dobrar aos ditames morais da França do século XIX. Dodin (Magimel) é um gourmet com alta respeitabilidade na rica burguesia francesa, sendo bem tratado até por nobres, em função dos banquetes que oferece. É Eugenie (Juliette) quem cozinha os quitutes. Mas quando ela fica doente, ele cozinha para sua amada. É um tratado comovente sobre o benquerer, com especiarias sociológicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.