Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

América Latina se destaca na briga pelo Urso de Ouro

O hipopótamo de 'Pepe' | Foto: Divulgação

Só se fala do México em toda a extensão da disputa pelo Urso de Ouro de 2024, que vai conhecer o último de seus 20 concorrentes ("Shambaala", do Nepal) nesta quieta, ainda sob o impacto de "La Cocina", de Alonso Ruizpalacios. O calvário em P&B de um cozinheiro hispânico (Raúl Briones) dividiu várias opiniões na Alemanha, mas solidificou o prestígio do mexicano Alonso Ruizpalacios como realizador.

A Pangeia latina também se faz notar em solo germânico com "Pepe", um exótico exercício híbrido de documentário, fantasia e tratado ecológico cujo protagonista é um hipopótamo. Apesar de alongar-se em demasia por 122 minutos sem aparas, a produção parte de uma premissa inusitada, dando voz ao animal supracitado para falar do deslocamento de criaturas da selva para metrópoles distantes, por pura vaidade de colecionadores.

Noutras latitudes do festival, o Brasil pode levar sair daqui com prêmios. Inquieto na forma, o delicado "Cidade; Campo", da paulista Juliana Rojas, impressionou a seção Encontros com o desempenho maduro de Bruna Linzmeyer numa história bifurcada sobre mulheres que rearranjam suas vidas num tráfego para outras geografias. (R.F.)

 

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