Enquanto o circuito comercial de todo o país estiver batendo cabeça para "O Exorcista - O Devoto", lançado esta semana com a promessa de lotar salas, fazendo do assombro um ímã de bilheterias, as telas que compõe o Festival do Rio, na reta final do evento, prometem fazer um carnaval cinéfilo desta sexta-feira (13) até domingo. Estarão a serviço da maratona audiovisual carioca: Odeon; Kinoplex São Luiz 1, 2 3 4; Estação Botafogo 1; Reserva Cultural 1; Estação NET Rio (de 2 a 5); Caixa Cultural; e as cinco salas do Estação NET Gávea. Confira a seguir as atrações imperdíveis dos três dias de folia cinematográfica que estão por vir.
"O SABOR DA VIDA" ("La Passion De Dodin Buffant"), de Tran Anh Hùng (França): Foi merecidíssimo o prêmio de Melhor Direção dado por Cannes ao realizador vietnamita responsável pelo aclamado "O Cheiro da Papaia Verde" (1993). Um diretor que estava há uns sete anos sumido do cinema. Ele regressa reunindo um ex-casal que se amou muito fora das telas - Juliette Binoche e Benoît Magimel - para encarnar um quase casal que se adora apaixonadamente na telona, mas que não se casa para não se dobrar aos ditames morais da França do século XIX. Dodin (Magimel, sublime) é um gourmet com alta respeitabilidade na rica burguesia francesa, sendo bem tratado até por nobres, em função dos banquetes que oferece. É Eugenie (Juliette) quem cozinha os quitutes. Mas quando ela fica doente, ele resolve cozinhar para sua amada. É um tratado comovente sobre o benquerer. Local e data: sexta-feira, dia 13, às 16h, no Estação NET Botafogo.
TUDO OU NADA ("Rien à Perdre", de Delphine Deloget (França): Elogiada na mostra Un Certain Regard de Cannes, a trama elege como protagonista Sylvie (Virginie Efira), que vive em Brest, na França, com os seus dois filhos, Sofiane e Jean-Jacques. Eles são uma família unida e feliz. Uma noite, o caçula Sofiane se machuca sozinho no apartamento, enquanto a mãe está no trabalho. O incidente é relatado e o menino é colocado em um orfanato. Munida de um advogado, o apoio dos irmãos e o amor de seus filhos, Sylvie confia que conseguirá vencer o sistema burocrático e legal. Local e data: sexta, 13, às 14h15, no Estação NET Rio 4.
MEU PEQUENO MAAD ("My Sunny Maad"), de Michael Pavlátová (República Tcheca): Longa de animação da realizadora do aclamado curta "Repete" (Urso de Ouro em 1995). Cabul é a arena do filme, traduzido como "Ma Famille Afghane" no exterior. A trama é baseada no livro "Freshta", um romance da jornalista Petra Procházková. O roteiro acompanha a imersão de Herra, uma jovem tcheca, no Afeganistão após seu casamento com Nazir, um sujeito apaixonado por ela, mas devoto às tradições de seu país. Após o casamento, Herra vai morar com a família dele, assumindo a burca sobre suas madeixas louras, submetendo-se a regras que, pouco a pouco, vão minando sua felicidade e sua aposta na harmonia da vida a dois. As tentativas frustradas de Herra em engravidar dão ainda mais peso naquele relacionamento, pautado por códigos de opressão. Local e data: sábado, 14, às 21h45, no Estação NET Rio.
MONSTER ("Kaibutsu"), de Hirokazu Koreeda (Japão): Exercício autoral mais inusitado do ganhador da Palma de Ouro de 2018 ("Assunto de Família"). Na trama desta produção laureada com o prêmio de Melhor Roteiro em Cannes, uma jovem mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecendo. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do educador e da criança, a verdade começa a surgir, revelando questões do menino com seu desejo. Local e data: sábado, dia 14, às 16h30, no NET Gávea 5.
ARETHA NO EVEREST, de Roberta Estrela D'Alva e Tatiana Lohmann: O Everest é a montanha mais alta do mundo e atrai centenas de montanhistas, a maioria homens brancos com condição de bancar a empreitada, na casa dos R$ 400 mil. Aretha Duarte, moradora de um bairro pobre de Campinas, torna-se em 2021 a primeira negra latina a chegar ao cume. Pra custear a viagem ela trabalha catando recicláveis e dispara um processo de conscientização ambiental em seu bairro que se expande pelas redes e faz dela uma figura pública que inspira pela obstinação e força. Seu sonho é que mais pessoas de origem semelhante à dela possam atingir seus cumes. Local e data: Sábado, 14, Estação NET Rio 2, 17h.
OS DELINQUENTES ("Los Delincuentes"), de Rodrigo Moreno (Argentina): Aula de roteiro De nuestros hermanos numa narrativa de três horas de absoluta precisão, onde nenhum segundo se perde ou se dilata. Há bom humor, lirismo e cenas de sexo cálidas, mas sem objetificações. Daniel Elías tem atuação prodigiosa no papel de um banqueiro que resolve passar três anos preso, por um roubo que cometeu em sua agência, por acreditar que aquele tempo compensaria os 20 penosos anos que ainda teria pela frente como bancário. Um amigo looser vai ajuda-lo nesse período, cuidando de uma mala de dinheiro roubado. Mas, uma mulher vai se impor no caminho deles. Local e data: domingo, às 20h15, no Estação NET Gávea 1.
SOMOS GUARDIÕES, de Edivan Guajajara, Chelsea Greene e Rob Grobman: Um estudo sobre o guardião da floresta indígena Marçal Guajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto eles lutam para proteger seus territórios do desmatamento, bem como um madeireiro ilegal que não tem escolha a não ser derrubar a floresta e um grande proprietário de terras à mercê de invasores e da indústria extrativa. O filme une política, história, economia, ciência e consciência, fornecendo uma visão aprofundada desta situação complexa e crítica — cujas origens e impacto se espalham muito além dos limites da própria Amazônia. Local e data: sexta, dia 13, às 13h30, no Kinoplex São Luiz 4
ROBERTO FARIAS, MEMÓRIAS DE UM CINEASTA, de Marise Farias: Curso de História do Brasil em forma de carta de amor, este tributo da filha do diretor de "Assalto ao Trem Pagador" (1962) ao pai é apoiado num processo de montagem fino. Um oceano de depoimentos bons recheiam o resgate dos feitos estéticos e políticos de um diretor que brigou para defender a produção nacional, sem arredar pé da direção, no flerte contínuo com as narrativas de gênero. Local e data: sexta, 13, às 17h, no Estação NET Rio 2
UM AMOR, de Isabel Coixet (Espanha): Quinze anos depois de sua obra-prima ("Fatal", que também estreou no Festival do Rio), a cineasta catalã regressa ao universo dos quereres mais incontroláveis propondo uma adaptação do best-seller homônimo de Sara Mesa. Seu olhar se detém sobre uma ex-bailarina e tradutora (Laia Costa) que se apaixona por um exótico aldeão (Hovik Keuchkerian) ao se mudar para o campo. Hovik ganhou o prêmio de Melhor Atuação Coadjuvante em San Sebastián. Local e data: Sábado, 14, às 18h30, no Estação Net Rio 4
MUSSUM, O FILMIS, de Silvio Guindane: Eis a maior aposta de fartas bilheterias para o Brasil deste ano. Ganhou sete Kikitos em Gramado, inclusive o de Melhor Filme. Há quem diga que o autor de campeões de bilheteria Paulo Cursino fez aqui seu melhor roteiro. Cursino bate bola fina com o produtor mineiro André Carreira, que, numa conversa com um dos filhos do eterno trapalhão, idealizou um projeto estimado em R$ 11 milhões para converter em ficção os feitos de Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994). Inclua aí sua luta contra a pobreza; a paixão pela Mangueira; o sucesso com os Originais do Samba; e o fenômeno na TV com Didi, Dedé e Zacarias. Ailton Graça vive Mussum na idade adulta. Local e data: sábado, 14, no Reserva Cultural 1, às 20h45.
PERFECT DAYS, de Wim Wenders (Japão): Em Cannes, o artesão germânico foi ovacionado por essa produção nipônica. Laureado com a Palma de Ouro de 1984 pelo cultuado "Paris, Texas", o cineasta alemão de 77 anos não alcançava tanta notoriedade com uma ficção desde "O Hotel de Um Milhão de Dólares" (Prêmio do Júri na Berlinale em 2000), dedicando-se mais a documentários, como "Pina" (2011) e "O Sal da Terra" (codirigido por Juliano Salgado, de 2014). Ao filmar em solo japonês, na terra de seu ídolo (o diretor Yasujiro Ozu), ele arranha o status de obra-prima à força de uma poética investigação sobre as belezas simples da vida, narradas a partir do cotidiano de um limpador de latrinas (papel que deu a Koji Yakusho o prêmio de Melhor Ator na Croisette) apaixonado por rock, em fitas K-7. Cannes deu à ela ainda a láurea do Júri Ecumênico. Local e Data: domingo, 15, às 17h, no Estação NET Gávea 5