Por: Pedro Sobreiro

Xuxa volta com tudo nas telonas em 'Uma fada veio me visitar'

Xuxa Meneguell | Foto: Divulgação

Com estreia marcada para esta quinta-feira (12), no Dia das Crianças, o novo sucesso de Thalita Rebouças a ganhar as telas convida não só a molecada, mas também os pais, a conferirem uma obra que fala sobre a vida adolescente, se apoiando na ótica de uma adulta que jamais perdeu seu olhar infantil.

Adaptando o livro homônimo da celebrada autora Thalita Rebouças, "Uma Fada Veio Me Visitar" acompanha a jovem Luna, uma adolescente no auge da "aborrescência" que ganha do Conselho das Fadas a companhia constante da irreverente Tatu, uma fada que passou 35 anos adormecida e que agora precisa ajudar a menina a se enturmar na escola para concluir sua missão e provar novamente o seu valor para o Conselho.

A ideia da produção sempre foi ter Xuxa no elenco, mas os horários da atriz e da produção não batiam. Então, a autora a convenceu a participar do projeto com a previsão de 25 dias de filmagem, e como a Xuxa era fã do livro, topou participar. No entanto, a atriz mirim Tontom Périssé teve um quadro de Covid-19 durante as gravações, o que acabou fazendo com que a produção fosse concluída em apenas 14 dias, tempo muito pequeno.

Mas valeu a pena o esforço para contar com a Xuxa, porque um dos atrativos mais legais do filme veio de uma sugestão da atriz. "Quando eu li o livro, fiquei apaixonada porque a história é incrível. E aí, sugeri pra ela [Thalita Rebouças]: 'por que em vez da fada se vestir como nos anos 60, que é o que acontece no livro, eu não poderia ser uma fada inspirada nos anos 80?. Eu já consigo me imaginar com as ombreiras'. A gente ficou muito animada e ela me disse que não conseguia mais imaginar a Tatu de outra forma", contou Xuxa.

Ao longo do filme, a Rainha dos Baixinhos aparece vestida de diversos ícones da Cultura Pop dos anos 80, como Madonna, Cyndi Lauper, She-Ra, Boy George e até mesmo a apresentadora Angélica.

Na coletiva de lançamento do filme, Xuxa revelou que foram pensadas inicialmente nove diferentes personalidades dos anos 80 para ela interpretar no longa, mas que tiveram de cortar algumas para não comprometer o tempo de tela. Dentre as que entraram no corte final, Xuxa contou que se divertiu mais justamente interpretando sua amiga, a apresentadora Angélica.

"Minha favorita foi interpretar minha amiga Angélica. Aquela pinta [usada na caracterização da perna] foi ela quem me deu. É sério, ela tem um adesivo oficial da pinta dela e quando eu disse que ia interpretar ela, a Angélica me disse: 'pode deixar que a pinta eu te mando'. Eu achei aquilo estranho, mas aí chegou lá em casa uma caixinha com vários adesivos, em diferentes tamanhos, pra pessoas com pernas maiores ou menores poderem colar a pinta dela. Eu estava fazendo uma homenagem a uma pessoa que eu gosto muito e usando ainda a pinta oficial dela", contou, aos risos, Xuxa.

Além da volta da Rainha dos Baixinhos, o filme marca a estreia da jovem Tontom Périssé nos cinemas. Filha da divertida Heloísa Périssé, Tontom já havia tido algumas experiências no teatro e no meio musical, mas nunca tinha protagonizado um filme de cinema.

Em seu primeiro papel de protagonista, ela vive uma adolescente que tem seus problemas e precisa que eles sejam levados a sério. "A Luna não é a mais popular da escola, tem problemas com outras pessoas, mas tem um lado muito doce e aberto. A Tatu ajuda ela a abrir o coração, e acho que isso é algo muito importante de ser mostrado para as crianças e adolescentes que estão se desenvolvendo, porque a gente precisa estar aberto para o outro e como a gente nem sempre sabe o que está acontecendo na vida do outro. A gente tem que tratar todos sempre com respeito, e isso está muito presente no filme, é a grande mensagem que a gente quer passar", afirmou Tontom.

Com essa proposta jovem, o filme busca dialogar com a geração adolescente, mas também quer mostrar aos pais como lidar com seus filhos, por mais que a fase seja complicada.

Thalita onipresente

Jornalista, escritora, apresentadora, roteirista e atriz, Thalita Rebouças está em alta em 2023. Ela fez uma participação especial em "Uma Fada Veio Me Visitar", mas trabalhou especialmente como roteirista, precisando adaptar uma obra escrita por ela mesma. "Eu contei com a Patrícia Andrade, uma super-roteirista, que me ajudou muito na adaptação. Porque adaptar coisa da gente é difícil. Você quer botar tudo no texto. E essa ideia da Xuxa dos anos 80 foi incrível. Fez a gente pensar em muitos personagens. Mas mantivemos a mensagem principal do livro, que é a de não julgar as pessoas pela aparência. O Bullying é um tema muito delicado, que a gente precisa falar. E entender que a menina que pratica pode estar sofrendo em casa", disse Thalita.

Paralelamente aos cinemas, a autora fechou uma parceria com a Storytel, um streaming voltado para os audiobooks. Nesse acordo, 15 obras clássicas da autora serão disponibilizadas no catálogo para serem ouvidas pelos assinantes.

Em tempos em que os podcasts estão em alta, os audiostories são uma ótima alternativa para quem quer ouvir boas histórias, mas não tem tempo para a leitura. Esse formato que remete aos tempos do rádio permite que o público ouça os livros em qualquer lugar.

"A parceria com a Storytel veio em um momento importante, visando ampliar ainda mais o acesso aos contos da Thalita, expandindo para além da literatura escrita e cinema. Os primeiros livros publicados têm histórias incríveis e animadoras, que prometem fazer sucesso em sua comunidade adolescente, afinal, Thalita Rebouças marcou o coração de diversos leitores pelo país, inclusive o meu." afirma Mariana Rolier, Publishing Manager da Storytel.

Já estão disponíveis três livros na plataforma: "360 Dias De Sucesso", Traição Entre Amigas" e "Tudo Por Um Namorado". Ao longo dos próximos meses, mais 12 obras chegarão para os assinantes.

"Os primeiros áudios a serem lançados são apenas alguns spoilers, mas nessa parceria, quisemos ir além, lançar diversos áudio histórias que vão marcar muitos corações por aí, inclusive os que estão me conhecendo agora!", disse Thalita.

As próximas obras serão "Fala Sério, Mãe!", "Fala Sério, Pai!", "Fala Sério, Filha!", "Fala Sério, Professor!", "Fala Sério, Irmã!", "Fala Sério, Amiga!", "Fala Sério, Amor!", "Tudo por um Popstar", "Tudo por um feriado", "Ela disse, ele disse", "Era uma vez minha primeira vez" e o agora filme de cinema, "Uma Fada Veio Me Visitar".

Em todas suas obras, Thalita Rebouças tenta dialogar da melhor forma possível com a fase da adolescência.

"Eu estou escrevendo para o meu público há 23 anos e acho que consigo ganhar o público jovem ao tratá-los como pessoas de verdade, entendendo que os problemas deles importam. É muito fácil resumir eles a uma fase de 'aborrecência', mas são pessoas que vão além disso, e a gente precisa entender o que se passa na cabeça deles", disse Thalita na coletiva de lançamento da parceria com a Storytel.

Mais presente do que nunca, Thalita Rebouças segue firmando seu nome entre as principais produtoras culturais do Brasil e do mundo, já que suas obras estão traduzidas em países como França e Itália. É a literatura brasileira mostrando novamente seu valor por meio de uma carioca que se recusa a parar de sonhar.