Por:

FESTIVAL DO RIO: DICAS IMPERDÍVEIS DE QUARTA

Quarto 999 | Foto: Divulgação

BLACKBERRY, de Matt Johnson (Canadá): Um dos achados da Berlinale 2023, onde concorreu ao Urso de Ouro. Apesar de Jay Baruchel, rosto hollywoodiano, ser usado como "O" chamariz de plateias para o filme, quem brilha mesmo na saga de gênese dos smartphones é Glenn Howerton (de "The Strangers"), impecável na interpretação do furioso Jim Balsillie, um executivo fracassado que fareja pepitas de ouro ao pensar sobre o protótipo de um telefone capaz de fazer tarefas antes só esperadas de um computador. O personagem de Baruchel, Mike Lazaridis, são os responsáveis por essa engenhoca. Onde ver: Estação NET Botafogo 1, 16h30

QUARTO 999, de Lubna Playoust (França): Em 1982, o cineasta alemão Wim Wenders pediu a 16 colegas diretores que falassem sobre o futuro do cinema, o que resultou no filme "Quarto 666". Agora, 40 anos mais tarde, em Cannes, a diretora Lubna Playoust repete a mesma pergunta a uma nova geração de realizadores, incluindo o brasileiro Kleber Mendonça Filho: o cinema é uma linguagem em via de se perder, uma arte prestes a morrer? Onde ver: Estação NET Gávea, 18h10.

SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO, de Todd Haynes (EUA): Uma das apostas para o Oscar 2024. Editado pelo montador paulistano Affonso Gonçalves, a produção transporta Natalie Portman para um universo de segredos familiares e desejos censurados pela correção política. Ela vive uma atriz, Elizabeth, que se enfurna na casa do casal Gracie e Joe Yoo (papéis de Julianne Moore e Charles Melton) para se preparar para um projeto inspirado na vida nada comum deles. Joe tinha apenas 13 anos quando conheceu Gracie, uma mulher na casa dos 30 anos, e os dois se apaixonaram. Agora que é um adulto, Joe segue apaixonado por ela, mas há instabilidades entre eles, o que se agrava, de modo gradual, com a presença de Elizabeth. Onde ver: Odeon, 19h30.