Por:

DICAS IMPERDÍVEIS PARA TERÇA

Nelson Pereira dos Santos | Foto: Divulgação

MMXX, de Cristi Puiu (Romênia): O precursor da Primavera Romena volta a falar da áspera realidade social de seu país, a partir da covid, numa narrativa em quatro núcleos: os três primeiros envolvem uma psicóloga, seu irmão e seu marido e o quarto usa um funeral como pano de fundo. A produção concorreu à Concha de Ouro de San Sebastián. Onde ver: Kinoplex São Luiz 4, 16h.

NELSON PEREIRA DOS SANTOS - VIDA DE CINEMA, de Ivelise Ferreira e Aída Marques: A longa devoção de Aída à docência na UFF fez com que ela trouxesse de sua vida acadêmica uma precisão de ourives na hora de cerzir imagens de arquivo do realizador de "Vidas Secas" (1963), numa parceria com a viúva do diretor. Laís Rodrigues merecia um prêmio especial do júri do troféu L'Oeil d'Or (láurea a que o .doc concorreu na Croisette) pela pesquisa de imagens do Brasil que Nelson exumou numa autopsia em corpo vivo de nossa gente. É um aulão de roteiro de não ficção. Onde ver: Odeon, 19h.

OS DE ABAIXO, de Alejandro Quiroga (Bolívia): Numa temporada de máxima excelência boliviana no circuito mundial de festivais, este faroeste marxista nos leva a um povoado em que escorpiões e capatazes armados têm igual veneno, situado ali pelos vales do sopé da Cordilheira dos Andes, no perímetro de Tarija, no sul da Bolívia. Lá, Gregório (Fernando Arze Echalar), desafia os coronéis de um país cheio de contradições. Arze conquistou o prêmio de Melhor Interpretação no Festival de Moscou. Onde ver: Estação NET Rio 5, às 21h45.