FIL comemora 20 anos de conexão de artes para crianças

Evento terá ações no Parque Lage e no CCBB-Rio até domingo

Por Cláudia Chaves (Especial para o Correio da Manhã)

Com o tema 'A Cosmogonia das Infâncias', o FIL promove arte, teatro, dança, artes digitais e performances, no Parque Lage e no CCBB-Rio até domingo (15)

O Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), comemora 20 anos e está, até este domingo (15),  envolvendo arte, teatro, dança, artes digitais e performances, no Parque Lage e no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Com curadoria de Karen Accioly dramaturga, encenadora, roteirista e inventora do Festival, aborda a temática “A Cosmogonia das Infâncias”, forma de explicar como o universo surgiu, explorando a criatividade e a multiplicidade de imaginários que caracterizam a infância.

“Até 15 de outubro, no CCBB e no Parque Lage, o FIL vai oferecer 20 maravilhas afetivas para todas as infâncias, sem distinção de idade, para ritualizar os 20 anos de FIL: ópera com marionetes, dança em família, espetáculos feitos por – e para – crianças, observatório e ouvidoria das infâncias, além de vivências espetaculares, sensoriais, táteis e imersivas e experiências de criança para criança, de criança para adulto, de adulto para criança. Serão 20 atrações, 20 anos de FIL” – festeja Karen.

A programação

FIL 20 anos de maravilhas - Expo virtual - edição com momentos inesquecíveis do FIL, em metaverso / Mônica Klemz

Dansonora. Rafael Rocha (Brasil) e Dasha Lavrennikov (Rússia) - performances e vivências Dia 14, 18h, no CCBB.

RastaPezinho no Parque, apresentação musical interativa para bebês e crianças de até quatro anos Dias 12, às 16h e 15, às 11h, no Parque Lage.

Dando Ouvidos, na arena, a atriz brincante Maria Angélica Gomes, convida as crianças a serem sementes. Dias 12, às 11h e 14, às 16h, no Parque Lage.

O menino e os sortilégios , com a Cia Pequeno Teatro do mundo de teatro de marionetes. No Dia 12, às 11h, no CCBB/RJ.

Flautistas de Marambaia e Os Meninos do Mangue. 30 alunos da Escola Municipal Professor Vieira Fazenda, de Barra de Guaratiba, e 6 flautistas da Pró-Arte,idealizado pela professora Cláudia Ernest Dias, inspirado no projeto “Flautistas da Pró-Arte”, Dia 12, às 10h, no Parque Lage.

Vivências espetaculares: a gente quer é viver! A artista Adely conta histórias coreográficas e o espectador acaba envolvido num trajeto sensorial. Dia 14, às 16h, no CCBB

Família de pernas para o ar! Imersão acrobática, mostrando que a arte pode estreitar a confiança entre os familiares Dias 12, às 16h no CCBB/RJ e 14, às 15h, no Parque Lage.

Através – Bruno Carneiro - utiliza instrumentos de bambu, conduz o espectador num mergulho sensível com esse elemento. Dia 15. Às 16h, no CCBB/RJ.

JMultimundos artes digitais imersivas inserem o espectador – de todas as idades - em uma experiência multissensorial Dias 14, das 14h às 16h e 15, das 14h às 18h, no CCBB/RJ.

FIL NAS ESCOLAS

Algumas das 20 atrações vão até às escolas, enquanto outras serão assistidas pelos alunos no próprio teatro do CCBB.

ENCONTROS NOTÁVEIS FIL 2023

Curadoria: Karen Acioly

Para celebrar a cosmogonia das infâncias, o FIL traz, em sua programação on-line, rodas de conversas recheadas de brasilidades, perguntas e reflexões. Em pauta: infâncias, ancestralidades e um pouco mais sobre algumas das linguagens presentes no FIL em seus 20 anos.

SERVIÇO

Parque Lage – R. Jardim Botânico, 414 programação gratuita – senhas distribuídas 1h antes do início do espetáculo

CCBB – Rua Primeiro de Março, 66, Centro programação paga e gratuita – a programação gratuita terá as senhas distribuídas 1h antes do espetáculo

www.fil.art.br