As luzes do Rio

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ investe mais de R$ 13 milhões em projetos de iluminação natalina que viram atrações turísticas na capital e interior

Por

Natal e reveillón é tempo de luz e elas podem ser vistas nas mais variadas formas no Estado do Rio. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa patrocina oito eventos que levam luz, música e encantamento para públicos de todas as idades, da capital ao interior com investimento de mais de R$ 13 milhões, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

"Esta é uma época de felicidade e celebração com amigos e família. Por isso, preparamos um fim de ano especial para a população fluminense, com opções diversas e acessíveis, ampliando o acesso à cultura de forma democrática. Queremos que todos tenham a oportunidade de vivenciar a magia do Natal", diz a secretária Danielle Barros.

Entre os destaques da programação está o Natal do Rio 2025, que transformou pontos icônicos da cidade em cenários de celebração. A Árvore de Botafogo, estrutura de 80 metros com mais de 2,3 milhões de LEDs, integra a paisagem da praia com o Pão de Açúcar ao fundo e apresenta diariamente, a partir das 19h até 6 de janeiro, um espetáculo que combina balé das águas e show de luzes. A instalação promete se consolidar como nova tradição carioca na temporada festiva.No interior, Vassouras recebe o Maior Natal do Vale do Café, evento que no dia 21 de dezembro transforma o Centro Histórico em palco para desfile temático, apresentações culturais, gastronomia típica, corrida e a chegada do Papai Noel de helicóptero. A programação gratuita acontece das 16h às 21h e inclui painéis instagramáveis, iluminação especial e Casa do Papai Noel.Barra Mansa é sede do espetáculo "Olhar: Um Espetáculo de Luz e Som", cantata natalina que une vozes, iluminação cênica e projeção mapeada. As apresentações acontecem nos dias 20 e 21 de dezembro, sempre às 20h, na sede da Prefeitura Municipal, propondo um encontro sensível que renova esperanças e celebra conexões humanas.Em Duque de Caxias, duas iniciativas movimentam a cidade. O Cortejo Natalino, parte do evento Natal Iluminado, percorreu as ruas do Centro até 19 de dezembro com música, personagens circenses e performances, transformando o espaço urbano em cenário de fantasia. Já a Semana da Orquestra Iluminada, entre 15 e 21 de dezembro, mistura samba, orquestra e celebração natalina no Teatro Raul Cortez e na Praça do Pacificador, com destaque para a apresentação da Orquestra do Instituto Zeca Pagodinho.A Rocinha vive seu Natal Encantado com programação diária entre dezembro e janeiro. A Via Ápia recebe iluminação cênica, tecnologia e um corredor temático iluminado e interativo. A abertura oficial contou com contagem regressiva, iluminação sincronizada, fogos de artifício, apresentação da Orquestra Light da Rocinha e o espetáculo "REC - Rocinha em Cena". O acesso é gratuito, sem necessidade de ingressos.O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, acendeu suas luzes no dia 10 de dezembro com o projeto Luzes da Guanabara, que segue aberto para visitação gratuita até 6 de janeiro de 2026. No mesmo dia, o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, recebeu o espetáculo Liga do Natal, reunindo crianças e famílias em experiência marcada por música e fantasia, com parceria do programa Passaporte Cultural RJ. O Theatro Municipal do Rio completa a programação com projeção mapeada de Quebra-Nozes na fachada do prédio e a Vila de Natal no Boulevard do equipamento. A projeção acontece até 28 de dezembro, das 18h40 às 22h (exceto dias 24 e 25), integrando a temporada do clássico natalino que registra sessões esgotadas.