A ArtRio promove esta semana sua 15ª edição e se consolida como um dos eventos mais significativos do calendário artístico da América Latina. Entre os dias 10 e 14 de setembro, de quarta a domingo, a Marina da Glória receberá mais de 80 galerias nacionais e internacionais nos pavilhões Terera e Mar. Mais que uma feira para comercializar obras de arte, o evento é hoje uma plataforma que conecta galerias, artistas, curadores, colecionadores, instituições culturais e o público em geral, fomentando o mercado de arte.
Por: Affonso Nunes
ArtRio, o epicentro da arte latino-americana
Panorama abrangente da arte brasileira contemporânea
A programação curatorial da 15ª ArtRio se distribui pelos programas Panorama, Solo/Duo, Brasil Contemporâneo, Expansão e Mira, oferecendo um panorama abrangente da produção artística contemporânea. O Jardim de Esculturas, os debates promovidos no palco do Instituto Cultural Vale, o estande do Prêmio Foco ArtRio e o setor editorial completam a experiência, criando um ambiente de imersão cultural que aproveita a vista única da Marina da Glória para diversos cartões-postais cariocas.
Desde março, a feira está sob a gestão da Dream Factory, de Duda Magalhães, em sociedade com o grupo Dreamers, da família Medina. A mudança não alterou o trabalho da curadoria que já estava definido. A diretora artística Maria Luz Bridger explica que a grande mudança, este ano, está na experiência do público e dos expositores: melhorias de infraestrutura, comparáveis às grandes mostras internacionais; um restaurante substitui os tradicionais food trucks; e a negociação com a Prefeitura para reduzir gargalos no entorno da Marina da Glória, incluindo transporte alternativo e parcerias com estacionamentos próximos.
A grande novidade deste ano é a criação da primeira Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e integrada ao calendário oficial da cidade. A programação se estenderá por todos os bairros, mobilizando galerias, museus, instituições culturais e as arenas culturais municipais.
Paralelamente, a ArtRio promoverá uma ocupação artística inédita nas ruas da cidade. Em parceria com a Clear Channel, obras de quinze grandes artistas brasileiros serão espalhadas em cartazes por toda as regiões. Nomes como Vik Muniz, Djanira, Anna Bella Geiger, Bruno Lyfe, Miguel Rio Branco, Lucia Laguna e Mulambo terão suas criações transformando o Rio numa galeria a céu aberto.
"Queremos que toda a cidade e seus visitantes vivenciem o espírito da ArtRio e tenham contato com a arte em seu cotidiano. Essa campanha foi criada exatamente para estimular esse contato e despertar a curiosidade de saber mais sobre aquele artista ou obra", explica Luisa Sá, gerente de Marketing da ArtRio. Para ela, a feira "extrapola o espaço da feira e efetivamente faz uma ocupação artística em todo o Rio".
A experiência se completa com conversas e debates na Marina da Glória qye reunirão grandes nomes da arte contemporânea, estandes interativos dos patrocinadores e uma área gastronômica em harmonia e com a paisagem privilegiada da Baía de Guanabara, esta uma obra de arte com a assinatura da natureza.
SERVIÇO
ARTRIO 2025
Marina da Glória
De 10 a 14/9, quarta-feira (14h às 20h), quinta e sexta (13h às 20h), sábado e domingo (14h às 20h)
Ingressos: R$ 90 e R$ 45 (meia) neste link