Por:

Geração 80: parece que foi ontem

'Smiles', de Eneias Valle | Foto: Divulgação

Para dar início às comemorações pelos 40 anos da histórica exposição "Como vai você, Geração 80?" realizada no Parque Lage em julho de 1984, a Real Galeria apresenta a mostra "Geração 80 - 40 anos depois". A exposição faz um recorte no movimento que foi um marco na Arte Contemporânea Brasileira, com cerca de 40 obras de 27 artistas, entre pinturas, gravuras, colagens, composições e objetos.

Estão representados na exposição nomes consagrados como Jorginho Guinle, Daniel Senise, Cristina Salgado, Jorge Duarte, Fernando Barata, Paulo Paes e Alex Cerveny. O público também poderá conferir trabalhos de artistas como Alex Vallauri e Claudio Fonseca, que têm um acervo pequeno, por conta da morte prematura de ambos. Já professores do Parque Lage na época, Alberto Kaplan, José Maria Dias da Cruz, João Golberg e a holandesa Katie Van Scherpenberg também têm obras na mostra.

"Tudo o que aparecia a Geração 80 aceitava e fazia a transubstanciação para a sua leitura, com muito talento. Por isso, o movimento será sempre um paradigma fundamental na arte brasileira", explica Armando Sampaio, diretor da Real Galeria de Arte Contemporânea.

A Geração 80 foi um movimento artístico crucial para a cena cultural brasileira durante a década de 1980. Reuniu jovens artistas preocupados com uma arte mais engajada e crítica, voltada para a realidade do Brasil, e trouxe um retorno da pintura mais subjetiva. Na exposição, 123 artistas de diferentes partes do país mostraram suas obras no Parque Lage, numa explosão de cores e texturas.

SERVIÇO

GERAÇÃO 80 - 40 ANOS DEPOIS

Real Galeria de Arte Contemporânea

(Av. Princesa Isabel, 500 - Copacabana)

Até 24/5, e segunda a sexta, das 12h às 17h* | Entrada gratuita

*Os horários também podem ser agendados pelo telefone (21) 2546-6565.