Por:

Uma expressão de resistência feminina

Carla Carvalhosa apresenta pinturas e esculturas em papietagem, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade | Foto: Divulgação

A artista plástica Carla Carvalhosa apresenta a partir deste sábado (27), no no Espaço Cultural Correios Niterói, a exposição "Ser Mulher: um Percurso de Papéis", trazendo pinturas e esculturas em papietagem, distribuídas em quatro galerias, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral.

Com curadoria de Marcia Costa, a mostra provoca no espectador a reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior. Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice, e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.

"A exposição é um convite à reflexão e à celebração da diversidade feminina. Carla Carvalhosa nos lembra, através de sua arte vibrante, que as mulheres são arquitetas de suas próprias identidades, capazes de transcender papéis e inspirar transformações profundas na sociedade", destaca a curadora.

A exposição inclui 21 obras sendo 12 esculturas em papietagem em tamanho real, essas instalações representam mulheres de diversas etnias. Além disso, são 11 telas painéis que transitam entre vários estilos e técnicas. A síntese da exposição está representada pela Árvore da Vida com aproximadamente 2,50 metros de altura, este símbolo aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos. Além disso, um aspecto a ser destacado é seu compromisso com a sustentabilidade, pois parte da exposição foi criada usando materiais que, de outra forma, se tornariam resíduos - papéis rasgados e colados e reaproveitamento de materiais de embalagens como base para suas esculturas.

Carla Carvalhosa nasceu no Rio, e desde muito jovem, descobriu o desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade, onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata.

SERVIÇO

SER MULHER: UM PERCURSO DE PAPÉIS

Espaço Cultural Correios Niterói (Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro - Niterói)

De 27/1 a 9/3, de segunda a sexta (11h às 18h) e sábados (13h às 18h)

Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.