Por:

Arte urbana a céu aberto

Shackal conta que as intervenções de artistas visuais no Beco tiveram início em 2022 numa ação ordenada pelos artistas do coletivo a Tropa da Solidariedade | Foto: Gabriel Cunha/Divulgação

O Beco dos Carmelitas, na Lapa, está sendo transformado no maior museu de arte urbana a céu aberto do estado do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil. O Corredor Cultural Beco do Pantera, criado no local, inaugura mais uma etapa neste sábado (13) com um grande evento reunindo diversos artistas, shows e atividades das 10h às 22h.

Trata-se do Beco Verde, iniciativa da Tropa da Solidariedade, projeto idealizado pelo rapper Shackal, com nomes de peso na arte urbana no Brasil e no mundo, como Bragga, Marcelo Ment, André Kajaman, Bella Phame, Juliana Angelino, Bruno Big, Thiago Tarm, Pandro Nobã, Juliana Fervo, Ivan Ninety e Feo Flip, que estão transformando as paredes do beco em obras de arte que contam a história do bairro e da cultura afro-brasileira.

"Esses artistas vêm pintando a região desde 2022. São mais de 15 artistas envolvidos no projeto e nessa etapa do Beco Verde, que apoia a criação de iniciativas de sustentabilidade no Centro do Rio, como hortas urbanas. Fizemos as primeiras ações de revitalização antes da pandemia, só que entrou o lockdown e ficamos sem poder atuar nesse sentido", recorda Shackal.

O rapper conta que o grupo passou a priorizar ações urgentes, como entregas cestas básicas e alimentos sem agrotóxicos. "Quando tivemos a reabertura, voltamos a revitalizar o local. Fizemos eventos, como a Resenha da Tropa, e agora teremos essa importante inauguração da etapa do Beco Verde, com muitas atrações", acrescenta.

Além da exposição a céu aberto, o evento terá shows gratuitos de BNegão, Shackal, Vandal RJ, Akira Presidente, SD9, Baixa Santo Sound System, Bebel do Gueto, Old Dirty Bacon, Slam das Minas, Mixtério, Quase Nada Gang, Bloco da Tropa e DJs Foguinho, Egil e Mohamed. A programação contará também com apresentações circenses, batalhas de rimas, recreação para crianças, oficina de Yoga, feira de artesanato e culinária com expositores locais, Flash Tattoo, ação social com entrega de alimentos e rodas de conversa.

"Feira, comida, música, dança... a gente está transformando aquele espaço, antes abandonado, em um ambiente catalizador da potência do nosso povo. É um convite aberto a toda a cidade, a todo o Brasil, ao planeta, pois o planeta passa pela Lapa através das escadarias do Selarón e agora também pelo Corredor Cultural Beco do Pantera. É a arte dessa rapaziada para o mundo e nós por nós fazendo a diferença por uma sociedade melhor", convoca Shackal.

SERVIÇO

CORREDOR CULTURAL BECO DA PANTERA

Onde: em frente à sede da Tropa da Solidariedade (Beco dos Carmelitas, 9, Lapa)

13/1, das 10h às 22h

Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.