Por:

Uma dinâmica inquietante

A ideia da liberdade criativa da 'A invenção de Si' é percebida da escolha da paleta de cor ao traço desconstruído da imagem concebidos por Bernardo Sá Earp | Foto: Divulgação

O artista Bernardo Sá Earp ocupa o o Centro Cultural Correios RJ com a exposição "A Invenção de Si", apresentando trabalhos de desenho, pintura e escultura, totalizando cerca de 40 obras, construídas ao longo dos seus mais de 10 anos de atividade nas artes visuais. A exposição fica em cartaz até 20 de janeiro.

Ao que se refere a sua linguagem poética pode-se apontar para expressividade e para crítica social contemporânea. Cores latentes, personagens fantasmas e cenas do cotidiano são presenças marcantes na composição das obras desta mostra, que pretende reverberar os campos de forças que podem haver em trabalhos artísticos que fogem da estética funcionalista contemporânea", define a curadora Cota Azevedo.

A exposição busca falar do existencialismo humano e de como a arte é pulsão da vida e vice-versa.

A ideia da liberdade criativa da "A invenção de Si" pode ser percebida desde da escolha da paleta de cor ao traço desconstruído da imagem. "O que se pode observar no conjunto exibido, ainda, será uma dinâmica discursiva filosófica inquietante e que tensiona o conceito: O que é o ser arte?", prossegue a curadora, que convida o público a perceber a interação fascinante entre cores latentes, personagens fantasmáticos e cenas do cotidiano. "Esses elementos não apenas adornam as telas, mas também um diálogo sobre os campos de forças artísticas e a estética contemporânea", explica.

Petropolitano atualmente residindo no Rio, Bernardo Sá Earp é escritor, além de artista plástico, o que explica em parte a linguagem poética expressiva em sua obra. As questões existenciais humanas aliadas aos temas sócio-políticos são assuntos centrais em seus trabalhos. Assumidamente influenciado pelo movimento Fluxos, dos anos 1960, passa a usar a pop-arte também como referencial criativo.

SERVIÇO

A INVENÇÃO DE SI

Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro)

Até 20/1/2024, de terça a sábado (12h às 19h)

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.