As utopias que nos movem
Coletivo de artistas expõe trabalhos que discutem a preservação ambiental na exposição 'Verso e Reverso'
Apreservação do meio ambiente é um dos desafios da humanidade neste século. Contrariando a lógica, a questão sequer é consensual e essa polêmica é o tema central de "Verso e Reverso", exposição que reúne trabalhos de seis artistas plásticos na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói.
A curadoria é de Bê Sancho, que também participa da mostra como artista ao lado de Ana Morche, Elza Suzuki, Lê Briones, Veruska Bahiense e Wil Catarina. "A exposição evoca sentimentos antagônicos e ações de preservação e destruição da natureza. A partir desses conceitos, cada artista se manifestou através do seu prisma individual, buscando inspirações em vivências e provocando reflexões sobre aspectos urgentes. Questões humanitárias reversas, como o abandono e a fome, podem dar lugar ao acolhimento em versos de afeto", reflete Sancho, que também é educador.
"A beleza do mar e exuberância da natureza, que tanto nos inspiram, ainda conseguem resistir aos despejos e à poluição com a regeneração promovida pelos aguapés. Um sopro de esperança surge com a resiliência da vida ao permitir que uma planta brote naturalmente do solo queimado", prossegue o curador.
O verso e o reverso das ações humanas representadas em pinturas e instalações culminam na proposta educativa da Sala de Cultura Leila Diniz, um equipamento ligado à Imprensa Oficial do Estado. Vídeos e jogos abordam questões ambientais sob seus aspectos tanto negativos quanto positivos.
Durante essas dinâmicas, são apresentadas informações sobre o tempo de decomposição de materiais descartados na natureza gerando prejuízo à fauna e à flora. Também é trabalhada a conscientização sobre o gerenciamento de resíduos, fazendo com que os visitantes se tornem agentes transformadores, contribuindo assim para um mundo mais sustentável. Nessa etapa, os visitantes praticam o descarte de resíduos a partir de uma ótica seletiva e apreciam as obras expostas do artista Davi Barbosa, que trabalha com material reciclado.
SERVIÇO
VERSO E REVERSO
Sala de Cultura Leila Diniz (Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói) | Até 9/11, de segunda a sexta (8h às 17h) | Entrada franca
