Por:

Frida Kahlo conquista o Rio de Janeiro

. | Foto: Divulgação

Por Pedro Sobreiro

Famosa pelas praias e atrações ao ar livre, Copacabana ganhou uma atividade cultural fantástica e única nos últimos meses. Desde o dia 30 de junho, a exposição "Frida Kahlo - Uma Biografia Imersiva", dedicada à vida e obra do ícone da arte mexicana e do feminismo, Frida Kahlo, já atraiu milhares de interessados ao Forte de Copacabana, fazendo da base militar o segundo atrativo turístico mais visitado da cidade, perdendo apenas para o Cristo Redentor.

Estima-se que mais de 117 mil pessoas conferiram a exposição somente no mês de julho. E agora, com o sucesso da mostra, 'Frida' estenderá sua passagem até o dia 1º de outubro, permitindo que quem ainda não conferiu a exposição possa se programar melhor para aprender mais sobre a mexicana. E, claro, aproveitar as instalações do Forte no caminho.

"A Frida veio após o sucesso da exposição do Van Gogh. Essa exposição da Frida foi criada na Espanha porque entenderam que ela seria um 'par' do Van Gogh, não só pelo interesse do público, mas por ambos não terem sido reconhecidos em vida pela grandeza que tiveram. E trazer a Frida para o Rio era um desejo nosso para aproximar um público não acostumado a museus, de diversas idade, para receber o mesmo tipo de informação, de forma popular, de um museu", explicou Horácio Brandão, RP da exposição.
Criada em Barcelona, a exposição imersiva da Frida Kahlo já passou por países da Europa, da América do Norte e da América Latina, trazendo 13 ambientes com obras e informações, além de projeções 8K em 360º e uma experiência surrealista de realidade virtual. Além, claro, de estar em uma das mais belas vistas da Cidade Maravilhosa.
"A Frida Kahlo transcende as próprias bandeiras que ela representa. E o Forte de Copacabana, que abriga o Museu do Exército, quer trazer cultura e educação para as pessoas. Então, nunca houve qualquer tipo de empecilho por parte deles. Pelo contrário! Foram muito solícitos. A Frida estar nessa fortaleza de Copacabana reproduz o que ela foi em vida. Ela foi uma mulher-fortaleza que precisou lutar e defender seu ponto de vista. É bem poético, na verdade. Mas o principal motivo de escolhermos o Forte é poder ser acessível a todos os carioca. Copacabana é o coração da cidade, juntando gente que vem de todas as regiões da cidade com turistas de todos os cantos do país e do mundo. Trazer a Frida para o Forte foi um casamento perfeito", conclui Horácio.

SERVIÇO

FRIDA KAHLO, UMA BIOGRAFIA IMERSIVA

Forte Copababana (Av. Atlântica, 6)

Até 1/10, de terça a domingo (10h às 20h) | Ingressos a partir de R$ 35