Por:

CORREIO CULTURAL: Búzios recebe festival de cinema de humor

'Apresuntado', de Bianca Pirmez: um dos filmes selecionados | Foto: Divulgação

Pela primeira vez, Búzios será o palco do Festival Internacional de Cinema de Humor. Único festival do país dedicado ao tema, o FINTCH exibirá ao longo do mês, no Gran Cine Bardort, uma programação inteiramente gratuita com 53 curtas-metragens, apresentando o que há de mais recente e atual na produção do cinema independente mundial dedicada ao humor.

Além do Brasil, outros 17 países, como, Argentina, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Coréia do Sul, Irã, Rússia, entre outros, estarão representados na programação, que acontece nos dias 14, 15, 21 e 22 de dezembro, em dois horários, às 14h30 e 16h. A entrada é franca.

 

Sete curtas nacionais selecionados

A produção nacional estará representada por sete curtas produzidos entre 2022 e 2024. São eles: "A Mãe da Filha", de Isabel Cavalcanti; "Apresuntado", de Bianca Pirmez; "Bem-vindo à Família", de Rafael Castro Lopes; "Casal Moderno", de Victor Nascimento; "Do Nosso Jeito", de Francisco Carlos Malta; "Minha Vida é Uma Série",

de Taisa Alves; e "Um ou Dois", de Adriana Paulini Leão e Jacidio Leão.

Humor latino

O audiovisual de humor produzido na América Latina também estará representada por outros três países: Argentina ("La Gauchada", de Juan Follonier e Gastón Calivari; e "Complejo de Algo", de Tadeo Pestaña Caro e Rita Hostt), Chile ("Hola", de Catherine Mazoyer) e Uruguai ("El Actor Errante", de Israel Mirenda).

Humor global

Com 26 produções, a Espanha é o país com maior representação. Destaque para "Regreso al Armario", de Gerald Fillmore. Da França, país com nove produções, um dos destaques é "Au revoir, Belmondo", de Lisa Kohn. A lista de países participantes segue com Alemanha, Bélgica, EUA, Irã, Itália, Rússia e Suécia e Ucrânia, entre outros.