As lembranças do Rock in Rio 2011 ainda estão bem vivas na lembrança de Tico Santa Cruz e seus colegas de Detonautas. Era a estreia da banda carioca no festival. Agora, eles estão de volta e se apresentam neste sábado (21), na noite dedicada a artistas nacionais. Formada por Tico (vocais), Fábio Brasil (bateria), Renato Rocha (guitarra e vocais), Phil Machado (guitarra e vocais) e André Macca (baixo), a banda é calejada de tocar para grandes plateias. Rodam o Brasil desde 2002 ininterruptamente, participando de grandes festivais e algumas turnês internacionais. É hoje uma das bandas mais ouvidas nas plataformas de streaming, estando entre as 10 mais do segmento rock brasileiro.
Para a apresentação do Rock in Rio, o grupo fará o show da turnê "Elétrico", que sucede a elogiada "Acústico" (2023), e apresenta seus grandes sucessos como "Outro Lugar", "Você Me Faz Tão Bem", "Olhos Certos", "Quando o Sol Se For", "Retorno de Saturno", entre outras. Depois da participação no Rock in Rio especial de 40 anos, o grupo segue para uma mini turnê europeia com show em Portugal - Porto (11/10) e Lisboa (12/10) - e na Irlanda - Dublin (14/10).
Em 2011, o Detonautas dividiu o Palco Mundo com artistas internacionais de peso como Guns'n'Roses e System Of A Down. A participação resultou num álbum ao vivo e um convite para integrar o line-up do Rock in Rio em outras edições 2013 e 2019, como destaca Tico Santa Cruz: "Era a primeira vez que uma banda independente subia ao Palco Mundo. Existia uma pressão gigantesca em cima do Detonautas por que até o Rock in Rio ainda existia aquela cultura de vaia e das pessoas jogarem coisas nos artistas. Mas a gente entrou no palco e foi um show incrível. Saímos de lá aclamados e considerados, inclusive, com um dos melhores shows do festival. Foi uma experiência muito marcante e depois dali ainda participaríamos do festival em 2013 e 2019 e agora estamos indo para nossa quarta edição. É uma honra pra gente participar da edição de 40 anos do Rock in Rio e deixar registrada a nossa trajetória vitoriosa dentro do festival".
No ano passado, a banda celebrou 20 anos de estrada com uma megaparticipação na primeira edição do The Town, em São Paulo, que contou com a participação especial de Vitor Kley. A integração no palco foi tão grande que o grupo e o artista decidiram gravar uma música juntos, dando origem à nova versão de "Só Nós 2", que encerra o projeto "20 Anos Acústico", que ainda teve participações de Badauí (CPM22), Lucas Silveira (Fresno) e Di Ferrero (NX Zero).
Em plena pandemia, entre maio de 2020 e junho de 2021, a banda lançou seu sétimo disco de estúdio chamado "Álbum Laranja", um trabalho de forte crítica social que contou com as participações de Gabriel, O Pensador e Gigante no Mic.
Em 2022, chegou "Esperança", um álbum menos polêmico que o anterior composto por oito faixas e com a participação de Frejat na faixa "Medo" feita a partir de um poema de Bráulio Bessa.