Por: Affonso Nunes

Ponte musical Brasil-Portugal arquitetada pelo Mestre Zuza

Sob orientação de Zuza (detalhe), a Orquestra de Matosinhos gravou um álbum de excelência | Foto: Fotos/Divulgação

Navegar pelas plataformas de música pode render grandes descobertas como, por exemplo, o álbum "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses", uma iguaria sonora lançada aqui e na terrinha pelo selo Biscoito Fino. O projeto da Orquestra Jazz de Matosinhos, cidade ao Norte de Portugal, teve curadoria do musicólogo, jornalista, radialista e produtor musical Zuza Homem de Mello (1933-2020), um de seus últimos trabalhos.

Zuza, com seu vasto conhecimento da música brasileira, selecionou o repertório e recrutou arranjadores brasileiros de peso como por Antonio Adolfo, Mario Adnet, Letieres Leite (1959-2021), Nelson Ayres e Nailor Proveta.

"Musicas Brasileiras, Musicos Portugueses" comecou a ser concebido em 2018. É o bendito fruto de uma serie de encontros entre amantes de arquitetura, arte e musica dos dois países. No repertório, clássicos como "Corcovado", "Wave" (Antônio Carlos Jobim), "Carinhoso" (Pixinguinha), "Nana (Coisa nº 5)" (Moacir Santos), "Linha de Passe" (Joao Bosco) e "Canto Para Nanã" (Dorival Caymmi).

O álbum deriva de um concerto da big band portuguesa dirigida por Pedro Guedes, com a participação do baterista Kiko Freitas (eleito o melhor do mundo na categoria de World Music da revista americana Modern Drummer, em 2019). E o percussionista baiano Gabi Guedes (integrante da Orkestra Rumpilezz) participou da gravação do álbum em estúdio.

No encarte que acompanha a edição física do álbum duplo (que será editada posteriormente), Zuza escreveu: "Agora, muito orgulhosos, oferecemos um concerto único com o poder do jazz se alastrando por entre lusos e brasileiros. Esse leque da música instrumental brasileira, de épocas e estilos distintos, resume um concerto absolutamente inusitado que a Casa da Arquitetura de Matosinhos tem a primazia de realizar". E o Mestre Zuza sempre tinha razão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.