Por: Affonso Nunes

Livre para cantar (e encantar)

O quarteto vocal Boca Livre supera divergências de um passado recente e volta a se apresentar ao vivo | Foto: Alexandre Landau/Divulgação

O sorriso desses quatro aí na foto não deixa mentir. Depois de ruidosa separação, no clímax da pandemia, os integrantes do Boca Livre selam o retorno do grupo com show neste sábado (24) no palco do Circo Voador. Como num bom folhetim, a volta foi antecedida de alguns lances de suspense até setembro do ano passado, mas o show deste fim de semana tem um gosto especial para todos os envolvidos, aquele clássico final feliz.

O mês de janeiro de 2021 foi seguramente um dos meses mais tristes da história da MPB com o anúncio do fim do Boca Livre, um de nossos mais inventivos quartetos vocais. Divergências políticas num período conturbado da vida brasileira foram decisivos para que Zé Renato, Lourenço Baêta e, depois, David Tygel decidissem deixar o grupo. A legião de fãs ficou atônita enquanto os três integrantes e mais Maurício Maestro tocavam suas carreiras solo.

Quis o destino que "Pasieros", um álbum gravado com o panamenho Rubén Blades em 2011, lançado em 2022 e premiado com o Grammy Awards na categoria Melhor Álbum de Pop Latino fosse o sinal verde para uma lenta reaproximação dos quatro músicos.

A separação, felizmente, mostrou-se apenas uma pequena interrupção na trajetória de 45 anos do grupo. A velha amizade e principalmente a harmonia - musical em geral e vocal em particular - prevaleceram. A reunião foi selada com a gravação de um single, "Rio Grande" - parceria de Zé Rento com Nando Reis, lançado em outubro. O primeiro show aconteceu em 5 de novembro em Montevideo e agora temos o primeiro show em terras brasileiras.

Além do novo single, o Boca vai apresentar ao vivo as canções do premiado "Pasieros" e, é claro, sucessos de mais de quase 50 anos de estrada como "Toada", "Quem Tem a Viola", "Ponta de Areia", "Correnteza" e "Diana", entre outras.

"O retorno do Boca Livre, além de ser um desejo de retomar um trabalho de fundamental importância para as nossas vidas, é também a oportunidade de ampliar um público que, acreditamos, ter potencial para se somar aos que vêm nos acompanhando ao longo desses 45 anos", disse Zé Renato a este repórter na ocasião da reaproximação do grupo.

SERVIÇO

BOCA LIVRE

Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa) | 24/2, a partir das 22h

Ingressos entre R$ 70 (meia) e R$ 160

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.