Histórias da floresta

Com 25 anos de atuação, e pela primeira vez no Rio, Corpo de Dança do Amazonas apresenta dois espetáculos no Rio

Por

Corpo de Dança do Amazonas

Dando continuidade ao Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, o projeto Circulação Amazônica recebe dois espetáculos realizados pelo Corpo de Dança do Amazonas, com direção de Mário Nascimento.

"Rios Voadores", com apresentações nesta quinta e sexta-feiras (5 e 6), às 19h, é um espetáculo de Rosa Antuña e traz à cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. O termo rios voadores representa um fenômeno onde uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano é somada à transpiração da floresta. O equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil depende do equilíbrio da floresta amazônica e da formação dos rios voadores.

O espetáculo "TA - Sobre ser Grande", de Mário Nascimento, com apresentações no sábado e domingo (7 e 8), às 19h e 18h respectivamente, reúne bailarinos para representar uma tribo da etnia Tikuna e expressar o sentimento de ser da região Norte. Para os Tikunas, povo originário do Amazonas, TA significa grande. Uma expressão curta e carregada de sentidos, já que a língua para esses povos é parte deles, os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, além de relevar toda força de um povo que vive nessa amplitude, o Amazonas.