Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Record TV investe alto em qualidade na telinha

Rigor técnico e tecnologias avançadas são marcas registradas de séries como 'Reis' | Foto: Seriella Productions


Grife de excelência audiovisual desde 1953, quando se apresentou como um canal pioneiro para a consolidação da TV como diversão e veio de educação para o povo brasileiro, a Record chega aos 70 anos consagrada como referência de sucesso popular tanto no reality show como na teledramaturgia. As peripécias dos concorrentes de "A Fazenda" não saem da boca do povo. Mesmo povo que se deslumbra com o esmero técnico de "Reis", série que revista as lideranças históricas do reino de Deus.

 

'A Record optou por produzir teledramaturgia no formato de série'

Thomaz Naves: 'Queremos continuar inovando e fazendo o nosso melhor' | Foto: Divulgação TV Record

Na entrevista a seguir, o diretor comercial e marketing da Record TV Rio, Thomaz Naves faz um balanço do quanto a emissora investe em veredas narrativas que leve entretenimento, cultura e fé ao público de todo o país.

Quantos programas (de ficção, de variedades e de jornalismo noticioso) a Record tem no ar hoje? Desde 2001, quantas novelas ou séries a emissora já levou ao ar? Quais são as faixas de exibição da teledramaturgia da casa?

Thomaz Naves: Atualmente a Record TV leva ao ar cerca de 15 horas de programação ao vivo, entre programas de entretenimento e jornalismo, além dos reality shows. Nossa grade contempla também teledramaturgia nacional, filmes e séries. No início do ano, fomos a única TV aberta a transmitir o Campeonato Paulista de Futebol. Nos 70 anos da emissora, desde 1953, ultrapassamos uma centena de novelas, minisséries, especiais de teledramaturgia e séries. Produzimos clássicos como "Capitão 7", o primeiro super-herói brasileiro; "As Pupilas do Senhor Reitor", na década de 1970; "A Escrava Isaura", em 2001; e as atuais produções bíblicas de sucesso mundial, como "Os Dez Mandamentos", "Gênesis" e, agora, as temporadas da série "Reis". Em nossa grade, as faixas de teledramaturgia estão em dois horários: às 15h30 com "A Terra Prometida"; e às 21h com "Reis - A Sucessão".

Como são feitas as novelas da Record hoje? Com quais produtoras ou estúdios vocês trabalham? Quantas novelas são feitas por ano? E séries?

A Record optou por produzir teledramaturgia no formato de série. As principais produções são produzidas pela Seriella, em seus estúdios no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro. Para o ano que vem, teremos algumas séries no ar que foram coproduzidas com Sony Channel e o Canal AXN, em 2023, de produtoras como Vison Digital e Total Filmes.

Existe um notável rigor técnico no que a Record leva ao ar. Tecnológico também. De onde vem esse padrão de qualidade? Como ele é aplicado?

Nossas séries são produzidas com o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologia de edição e efeitos especiais. Recentemente, a Seriella passou a utilizar a tecnologia usada nas maiores produções do mundo nas gravações de "Reis", que substitui o chroma-key. É o Ureal Engine. Ferramenta de criação 3D em tempo real, largamente utilizada em games, o software recria paisagens realistas e experiências imersivas para os atores durante a gravação das sequências, trazendo muito mais realismo para a encenação. Com o recurso, os atores, quando gravam em estúdio, não precisam mais imaginar as locações. Eles realmente atuam dentro do cenário. O uso do software também diminui o tempo de pós-produção. A técnica, já utilizada em produções de sucesso ao redor do mundo, como Mandalorian (Disney ), foi aplicada pela primeira vez em "Reis", nas cenas românticas entre Salomão (Guilherme Dellorto) e Naamá (Ingrid Conte), tendo como cenário o Vale do Jordão. A grandiosa paisagem local foi reproduzida nos estúdios no Rio de Janeiro, por meio de um painel de LED com 220 metros quadrados, o maior do tipo da América Latina, junto com um cenário físico que compõe o terreno em que os atores estão inseridos.

O quanto o Rio de Janeiro, como sede e como espaço de fornecimento de mão-de-obra e de serviços, é estratégico para a rede?

Nos últimos anos, implementamos diversas mudanças no formato de produção, estabelecendo parcerias em diversos níveis, numa estratégia que tem possibilitado alocar os recursos de forma direcionada para o que sabemos fazer de melhor: levar ao ar conteúdo de qualidade que é nossa marca nestes 70 anos. Estamos prontos para o futuro não só na TV, mas em múltiplas plataformas. No Rio de Janeiro todos os trabalhos são feitos nos estúdios da produtora Seriella, mas também temos produções feitas em São Paulo e possivelmente em outros estados.

Quais são os próximos projetos da emissora em ficção? E reality?

Estamos no ar com o reality show mais aguardado do segundo semestre: "A Fazenda". Apresentado pela Adriane Galisteu, o programa mexe com o brasileiro e está entre os assuntos mais comentados nas redes sociais durante todo o dia. Para o ano que vem, continuaremos como os realities. Em breve anunciaremos quais realities estarão em 2024 em nossa grade, assim como os próximos lançamentos em teledramaturgia. Queremos continuar nos inovando e fazendo o nosso melhor, proporcionando conteúdos de qualidade, diversificados e disponibilizados em vários canais, aproximando-nos cada vez mais do nosso público e criando um ambiente interativo e favorável para que as marcas possam se relacionar com o consumidor final.