Por:

'Estou poderoso, ereto, forte, viril, criativo e energizado'

Amir Haddad: 'Continuo fazendo coisas que sempre quis e gosto de fazer' | Foto: Reprodução Instagram

Ofestival também conta com uma série de atividades paralelas relacionadas à trajetória de Amir Haddad, incluindo oficinas, conversas, exibição de filmes, performances musicais e uma exposição imersiva. Durante duas semanas, o Centro Cultural Casa do Tá Na Rua será espaço de aprendizado, troca de ideias e interação entre artistas, estudantes, amantes do teatro e toda a comunidade interessada

Dono de uma mente inquieta e com abordagem visionária, Amir dirigiu espetáculos de grande diversidade temática e estilística, explorando desde clássicos da dramaturgia universal até obras contemporâneas de autores nacionais e internacionais. O Festival realiza uma homenagem ao legado do artista em vida, numa oportunidade de celebrar sua contribuição à cultura brasileira.

Para o aniversariante homenageado, comemorar a nova idade recebendo um festival de teatro que leva o seu nome lhe causou surpresa.

"Eu nem sei ao certo associar uma coisa à outra, mas o que me espanta muito é, ao fazer um levantamento dos espetáculos do panorama teatral do Rio de Janeiro e do Brasil, no geral, é que tenha tantos espetáculos com a minha assinatura. E a maioria deles monólogos, porque é muito difícil montar uma peça, mas com os melhores atores e atrizes do país. Ver tudo assim, reunido, em quantidade, qualidade e diversidade da minha produção cultural é o maior barato, porque dá uma perspectiva da minha produção, e com o sentimento de potência e vigor físico, mental e intelectual muito grande dos quais eu ainda sou possuidor", celebra Amir.

Amir não vê tanta diferença no seu fazer artístico em relação a outras fases. "Não existe um padrão para 86 anos, a variedade é muito grande, o que temos é a vida de cada um. Mas eu estou desta maneira: poderoso, ereto, forte, viril, criativo e energizado. E tem outros com a mesma idade que já engoliram a dentadura. Eu sou uma pessoa muito intensa, com muita vida, nunca tive pausa ou intervalos, sempre precisei viver intensamente. Continuo fazendo as coisas que sempre quis e gosto de fazer, e o que me chega às mãos pra fazer, como se tivesse 16, 19 anos. Graças a Deus sempre tive oportunidade de trabalhar, sou uma pessoa permanentemente interessada no mercado e por quem o mercado se interessa. Eu tenho o que dizer - e tem gente que se interessa em ouvir. O teatro é matéria de salvação", destaca.

SERVIÇO

I FESTIVAL AMIR HADDAD

Os ingressos para as peças, a preços populares, e as oficinas gratuitas serão disponibilizados ao público no Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/festivalamirhaddad.

As demais atividades terão suas senhas distribuídas no proprio local, uma hora antes do início. A programação completa do Festival pode ser conferida no perfil Instagram @festivalamirhaddad.