Cover relâmpago do Pearl Jam faz sucesso

Mike McCready elogia versão da Black Circles para novo hit da banda de Seattle

Por

Por Cesar Ferreira

Em apenas dez dias, um total de 185 mil pessoas ouviram a versão que a Black Circle fez para “Dance of the clairvoyants”, o novo single do Pearl Jam, lançado no mundo digital em 21 de janeiro. A banda carioca soltou a sua versão na internet menos de 24 horas depois da original, gravada para o novo álbum do quinteto de Seattle, “Gigatown”, e deu o que falar no Facebook (113 mil visualizações), no YouTube (65 mil) e no IGTV (sete mil).

O guitarrista Mike McCready compartilhou o vídeo em sua conta de Twitter com o seguinte texto: “Wow, impressive!” (“Uau! Estou impressionado”). Nos comentários da postagem, diversos fãs brasileiros agradeceram ao guitarrista os elogios à Black Circle.

Em seguida, a versão foi repostada nos canais oficiais do Pearl Jam.

- Quer incentivo maior do que esse? - comemora Luiz Caetano, guitarrista da banda, fundada em 2017.

A Black Circle vem recebendo mensagens muito animadoras da França, Indonésia, Argentina, Bélgica, Filipinas, Chile, Canadá, Estados Unidos, Itália e Austrália, além de todos os cantos do Brasil.

- É mais uma versão mesmo do que um cover. A gente procura manter a fidelidade com o original, adaptando os instrumentos. A música original, por exemplo, traz um sintetizador cujas notas eu traduzi para tocar na guitarra - explica o músico.

“A releitura da música deixa um pouco de lado a vibe oitentista de ‘Gigaton’ e carrega nos instrumentos do rock”, descreve reportagem publicada no site Rolling Stone Brasil.

A gravação da Black Circle para “Dance of the clairvoyants” inova na bateria que aparece na introdução. A batida eletrônica da versão é substituída por uma bateria pesada e que chamou a atenção de Mike McCready.

Para além de tocar o repertório do Pearl Jam, a Black Circle está em estúdio registrando as próprias composições - três delas já foram lançadas nas plataformas digitais: “Divide”, “Disarray” e “Penguins or butterflies”. Os músicos cariocas estão fazendo uma campanha para levantar recursos a fim de realizar uma tour pelos Estados Unidos ainda este ano.