Seminário reúne 200 pessoas para discutir formas de prevenir o AVC

Por

Munir em seminário na Câmara de Volta Redonda

A Frente Parlamentar das Doenças Raras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), coordenada pelo deputado estadual Munir Neto, realizou o seminário "Maio Vermelho - A Prevenção do Acidente Vascular Cerebral" na Câmara Municipal, na sexta (22). O evento reuniu mais de 200 pessoas, que puderam ouvir palestras sobre as formas de prevenção do AVC, como reconhecer os sintomas e a importância de um socorro rápido, para evitar maiores sequelas.

"O nosso objetivo com esse seminário foi levar informações ao público em geral, como as formas de se prevenir de um AVC e o que fazer para socorrer alguém que passe por isso", disse Munir, que conduziu a mesa do evento. "Consideramos que foi um grande sucesso, conseguimos atingir um bom público, com informação de qualidade", destacou Munir.

No evento também foi citado o trabalho para tornar Volta Redonda uma Cidade Angel, um projeto global do Laboratório Boehringer, que concede o título para localidades ao redor do mundo que se destacam no combate e prevenção ao AVC. Um dos objetivos da iniciativa é reduzir o tempo de socorro de uma vítima de AVC para no máximo 60 minutos, diminuindo fatalidades e possíveis sequelas, além de capacitar alunos da rede municipal de educação para reconhecer os sintomas em adultos com quem convivem, acionando o socorro médico.

Dúvidas sobre o AVC

"As informações foram da melhor qualidade. Foi muito esclarecedor, formidável. Valeu a pena, e se tiverem outros, com certeza vou comparecer", disse Afonso de Fátima Rodrigues, de 68 anos. Moradora do bairro Vila Americana, Luci Ramos, de 86 anos, também aprovou a iniciativa. "Foi muito bom, a gente tem que estar sempre atento às informações, e seguir as orientações para manter a saúde continuar ativa.

Presenças

Participaram do evento a advogada especializada em direito das pessoas com deficiência, Anna Guizi - ela própria portadora de Cavernoma Cerebral e sobrevivente de um AVC, as médicas Beatriz Mazza Mascarenhas e Nadja Nascimento, o diretor do SAMU em Volta Redonda, o enfermeiro José Luiz da Silva, e o professor de Educação Física, Igor Rodrigues Resende, um dos responsáveis pela implantação do projeto Cidade Angel em Volta Redonda. O evento teve ainda a secretária de Assistência Social, Rosane Marques de Carvalho, a Branca.