Volta Redonda promove 'Dia D da Matemática' na rede municipal

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Atividades lúdicas e desafios foram desenvolvidos

Volta Redonda promoveu nesta terça-feira (6) o "Dia D da Matemática" em todas as escolas da rede municipal (do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental), com atividades lúdicas, jogos, desafios e outras propostas criativas. A ação é comemorativa ao Dia da Matemática (6 de maio) e visa tornar a aprendizagem mais significativa, despertando o interesse dos estudantes pela disciplina.

"Mais do que números e operações, a matemática é uma linguagem essencial para desenvolver o pensamento crítico, a lógica e a capacidade de resolver problemas, que são competências fundamentais para a vida em sociedade", ressalta a coordenadora pedagógica da SME, Patrícia Vidal, lembrando que o evento é previsto no calendário letivo da secretaria.

Na Escola Municipal Jesus Menino, no bairro Belmonte, a diretora-geral Vilméia Alves conta que foram realizadas atividades nas salas de aula e nas áreas externas da unidade escolar, mobilizando todos os profissionais e alunos. "Tem aquele medo da matemática, e a gente sabe que ela está presente no nosso dia a dia, não tem como fugir. Em tudo que a gente vai fazer, a matemática está presente. Então, de uma forma mais lúdica, fizemos atividades lúdicas como forma de mostrar que a matemática pode ser divertida, ela pode ser inclusiva."

A pequena Milena de Souza Braga, 10 anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental na Escola Jesus Menino, era uma das mais animadas, até pelo fato de a Matemática ser sua matéria preferida. "Gosto mais da divisão, porque sou desafiada. E (hoje) a gente aprendeu malha quadriculada, fez jogos. E é legal que a gente aprende brincando."

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Monteiro Lobato, no bairro Santa Rita do Zarur, reuniu pais e responsáveis para atividades nas salas de aula e nos corredores da escola, onde todos puderam conferir uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelas crianças.

A professora Luciana Aparecida Santos de Paula da Silva, que dá aula para alunos do segundo período (5 e 6 anos de idade), destacou a importância da participação da comunidade escolar, com interação das famílias, incluindo atividades em computadores, jogos, entre outras atividades.

"Nós confeccionamos brinquedos com as crianças, como quebra-cabeça, e os pais brincaram de montar com os filhos, estimulando o raciocínio lógico das crianças. Com o pai interagindo, a criança se sente mais feliz, mais segura no ambiente escolar", explica a professora.