Barra Mansa lança Programa de Capacitação em Paradesporto e anuncia Festival Paralímpico 2025

Secretarias de Esporte e da Pessoa com Deficiência planejam consolidar a cidade como referência em inclusão esportiva no Sul Fluminense

Por

Cidade quer ser referência em inclusão esportiva em toda a região Sul Fluminense

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa (SMJEL) promoverá o lançamento do Programa de Capacitação em Paradesporto nos dias 29 e 30 de abril. As atividades acontecerão no SEST SENAT, no bairro Barbará, com cerimônia de abertura marcada para às 8h. Em seguida, acontecerá uma imersão formativa reunindo professores e estagiários da rede pública municipal de educação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link:
https://forms.gle/cd6TTnULp6wQocXD9.

- É com grande entusiasmo que abrimos oficialmente as inscrições para esta capacitação, que vai aprimorar as práticas inclusivas no esporte municipal. Convido todos os professores e estagiários da rede pública a garantirem sua vaga e a compartilharem experiências valiosas com nossas instituições parceiras - afirma a gerente de paradesporto da SMJEL, Edimara Aparecida dos Santos.

Durante o evento, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência apresentará a Caravana da Inclusão, iniciativa formada por voluntários que oferecem orientações sobre a inserção adequada de profissionais com deficiência em ambientes corporativos e esportivos.

- Estamos preparando a sociedade para receber esses talentos e, no esporte, não é diferente. A Caravana da Inclusão ressalta que, apesar das limitações, todos têm potencialidades a oferecer. Nosso objetivo é promover conscientização e capacitação para a inclusão de pessoas com deficiência em diversos contextos – destacou a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves.

Festival Paralímpico

Em continuidade ao fortalecimento do paradesporto, Barra Mansa sediará no mês de junho, o Festival Paralímpico - projeto contemplado em edital nacional, que será realizado em duas etapas: a primeira fase em 14 de junho, com competições de basquete em cadeira de rodas, voleibol sentado e atletismo; e a segunda etapa em 20 de setembro, com novos desafios e atividades inclusivas.

As competições serão voltadas a jovens de 7 a 23 anos, sendo que 40% das vagas estarão reservadas a participantes sem deficiência. As inscrições serão divulgadas em breve. "Esta Gerência de Paradesporto, apoiada pelo prefeito Furlani e integrada à Secretaria da Pessoa com Deficiência, marca o início de uma série de projetos para 2025. Queremos consolidar, até 2028, nossa posição de referência regional em ações esportivas e de lazer inclusivas", ressaltou o secretário municipal de Esporte, Mario Jorge Ferreira dos Santos.