Lula cumpre agenda na Serra das Araras na Dutra
Presidente participa ainda de anúncio de investimentos na Nissan
As obras de duplicação da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Paracambi, serão visitadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (15). O evento será a partir das 10h, numa região próxima a Paracambi, no Rio de Janeiro, na altura do km 225, sentido São Paulo/Paracambi. A previsão da concessionária é de entregar a nova pista de subida somente em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída em 2029.
Lula participa ainda na terça-feira (15) do evento de lançamento de investimentos na Nissan, empresa japonesa do setor automotivo, com unidade em Resende-RJ. A montadora fará investimentos de R$ 2,8 bilhões da marca no Brasil.
Em 2023, a Nissan comercializou no país 72.548 veículos, um aumento de 35% em relação ao ano anterior. Já em 2024, a Nissan apresentou um crescimento de 21%, com 87.441 unidades vendidas no país. Em ambos os anos, apresentou números acima da média do setor.
Novo traçado
O presidente irá verificar como está o andamento da construção do novo traçado na Via Dutra, que completa um ano com 25% de execução. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão captado junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), resultante da maior emissão de debêntures incentivadas da história do país para destravar obras cruciais à mobilidade urbana e logística nacional.
O novo traçado contempla oito faixas - quatro para cada sentido -, além de acostamentos, um em cada sentido. Considerada a ligação rodoviária mais importante do país, a nova Serra das Araras trará mais segurança e fluidez ao tráfego. O projeto é um marco para a região que convive com um fluxo de cerca de 390 mil veículos mensais, sendo 36% deles veículos de cargas.
Projeto de expansão
Com a expansão, a velocidade será de 80 km/h, permitindo a redução de 25% do tempo no percurso da subida (sentido São Paulo) e 50% na descida (sentido Rio de Janeiro). Haverá 24 novos viadutos com extensão de 4.503 metros e duas rampas de escape.
Serão construídas ainda três passarelas. Detalhe: as pistas serão 100% iluminadas e conectadas, haverá câmeras inteligentes para detecção automática de incidentes e novos Painéis de Mensagem Variável serão instalados. Serão utilizados 129 mil m³ de concreto e 16,5 milhões de kg de aço, além de 68.830 m² de solo grampeado e 2.730 m² de cortina atirantada.
O novo traçado também já impacta positivamente o comércio local, com o aumento no movimento de estabelecimentos próximos aos canteiros. A concessionária também planeja organizar um espaço específico para comerciantes da Serra das Araras, em especial os que vendem frutas na região, promovendo inclusão e geração de renda.
Atualmente, 25 das 34 frentes de trabalho estão ativas. Para viabilizar as obras, a CCR RioSP realiza detonações de rochas três vezes por semana, entre 13h e 15h, com bloqueio temporário da pista de subida no sentido São Paulo.