Rede de gasodutos vai ser ampliada no Sul do Estado

Serão investidos cerca de R$ 627 milhões nos próximos dois anos

Por

Investimento foca no aumento da segurança do sistema de distribuição de gás natural

Municípios do interior do Estado do Rio irão receber investimentos da ordem de R$ 672,3 milhões nos próximos dois anos que serão usados na ampliação da rede de gasodutos. O anúncio foi feito pela Naturgy e incluiu de imediato Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Piraí, Porto Real, Angra dos Reis e Volta Redonda.

No total, o projeto abrangerá 18 municípios em cinco regiões do Estado do Rio, beneficiando 17 localidades abastecidas com gás natural canalizado e ampliando a infraestrutura para novos consumidores.

A lista inclui ainda as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Nova Friburgo, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cassimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé e Campos dos Goytacazes. A cidade de Araruama também começará a receber gás natural.

- Com esses investimentos, vamos aumentar a segurança do sistema de distribuição, permitir a conexão de novos clientes e atender áreas em expansão do estado. Além disso, nossos projetos irão impulsionar a economia local, com a criação de empregos diretos e indiretos e o desenvolvimento de polos industriais, que terão acesso a uma fonte energética mais limpa - explica a country manager da Naturgy no Brasil, Katia Repsold.

Ampliação

A ampliação dos Corredores Sustentáveis é uma das iniciativas incluídas nos investimentos. A Naturgy irá expandir a rede de gás natural veicular (GNV) para rodovias que conectam o Sudeste do Brasil, promovendo a substituição do diesel por gás natural em veículos pesados. Atualmente, 11 postos de GNV já estão adaptados nas rodovias Presidente Dutra e Washington Luís.

A iniciativa está alinhada a políticas de descarbonização das frotas de transporte, com estimativas de redução de 52 toneladas de CO2 equivalente, o que corresponde à quantidade de CO2 absorvida por 200 árvores.

Os chamados Corredores Sustentáveis irão expandir a rede tronco para novas regiões, alcançando mercados comerciais, industriais e residenciais, como o exemplo de Araruama, onde o abastecimento de gás natural permitirá atender mais de 48 mil domicílios e cerca de 150 estabelecimentos comerciais.

-Mapeamos a oportunidade de adaptar postos na RJ 106, interligando os principais municípios da Baixada Litorânea ao Norte Fluminense e ao Espírito Santo. A partir dessa rede, vamos fornecer gás natural a Araruama, com potencial de atender 48 mil domicílios e 21 indústrias - complementa Repsold.

Mercado livre

A ampliação dos corredores coincide com o crescimento do mercado livre, que teve a adesão de siderúrgicas como, por exemplo, a Companhia Siderúrgica Nacional e a Ternium.

Em setembro do ano passado, a Petrobras e a CSN assinaram contrato para o fornecimento de gás natural para atendimento à unidade da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda. A migração da siderúrgica para o ambiente livre tem a Petrobras como a principal supridora dentre um pool de fornecedores. A nova parceria no mercado de gás natural tem foco no relacionamento de longo prazo e no desenvolvimento de outras oportunidades atreladas às agendas de descarbonização das empresas.