Itatiaia zera fila de imposto de ITBI
Anteriormente, os processos de geração do ITBI demoravam cerca de 3 meses; a partir de agora o prazo é de uma semana
Desde novembro de 2024, os processos de geração do Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI) estavam parados, gerando uma fila de recursos aguardando avaliações. Ao assumir a Prefeitura de Itatiaia, em janeiro de 2025, a atual gestão conseguiu seguir com os processos acumulados e a fila de espera foi zerada.
A atual gestão agilizou o andamento dos processos acumulados nos últimos 3 meses. Todas as ações já foram avaliadas pela Comissão de Avaliação Imobiliária (CAI) e os contribuintes resolveram suas pendências.
De acordo com o secretário de Administração Tributária, Rogério Stefano, caso o contribuinte solicite o ITBI terão facilidade, pois os processos estão sendo avaliados em um prazo de uma semana.
-Uma nova facilidade e agilidade nos processos do imposto ITBI. Verificamos que nos últimos anos o sistema era complicado, com um tempo de espera longo, atrapalhando a venda e compra dos imóveis. Conseguimos zerar a fila de espera e esperamos que os contribuintes consigam resolver suas pendências de forma mais rápida, sem transtornos - destacou o secretário, Rogério Stefano.
O Imposto de Transferência de Bens Imóveis é um imposto municipal e deve ser recolhido pelo contribuinte que compra um imóvel. O contribuinte deve realizar a abertura no setor de protocolo. Após a abertura, é encaminhado para análise da Fiscalização Tributária e então encaminhado para a CAI para avaliação.
O pagamento do ITBI pode ser feito via PIX ou nos bancos conveniados: Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú.