Munir Neto e vereadora Carla Duarte garantem funcionamento da Casa da Criança

Por

Pendência documental havia suspendido temporariamente repasse de emenda parlamentar federal

Em uma reunião emergencial entre representantes da Prefeitura de Volta Redonda na tarde desta quinta-feira (6), a Casa da Criança e do Adolescente (CCA-VR), o deputado estadual Munir Neto (PSD) e a vereadora Carla Duarte (PSD) garantiram a continuidade do Projeto Cuidar, realizado pela instituição. As atividades haviam sido temporariamente pausadas devido a uma pendência documental da instituição. A emenda destina o valor de R$ 1,1 milhão para a instituição. Após a reunião, a questão foi rapidamente resolvida.

Participaram do encontro, além do deputado e da vereadora, o procurador-geral de Volta Redonda, Waldiney Alves de Oliveira, a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, a Branca, e representantes da CCA-VR.Com a questão resolvida, a gerente-geral da CCA-VR, Francinele Ribeiro, e a coordenadora dos programas da instituição, Isabela Marques, informaram que uma reunião será realizada na próxima semana com os pais dos beneficiários, para alinhar a retomada das atividades.

O deputado Munir Neto destacou a importância da atuação conjunta para garantir a continuidade dos serviços: “Nosso compromisso é assegurar que instituições essenciais como a Casa da Criança tenham estabilidade e sigam atendendo à população. Resolver essa questão com rapidez era fundamental, pois essa instituição tem uma história de quase 30 anos em Volta Redonda”, disse Munir, que acrescentou: “Nos temos uma parceria de muito tempo com a Casa da Criança e do Adolescente, desde a época da Irmã Elizabeth, a fundadora da Casa. É uma instituição de muita credibilidade, que presta um serviço excepcional”.

Já a vereadora Carla Duarte reforçou a relevância da parceria entre o poder público e as entidades da sociedade civil: “Quando trabalhamos juntos, conseguimos soluções mais ágeis e eficazes. Seguimos firmes na defesa de políticas que garantam atendimento digno às nossas crianças e adolescentes”.

A Casa da Criança e do Adolescente é uma organização da sociedade civil fundada há 28 anos, que oferece atendimento a crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, através de oficinas e projetos culturais, como o Projeto Cuidar. A mobilização reforça o compromisso das lideranças com a continuidade dos serviços sociais. Em 2023, a Prefeitura Municipal de Volta Redonda já havia fortalecido sua parceria com a CCA-VR, com a reabertura do Projeto Curumim no bairro 249. Em 2024, houve uma nova expansão, com a inauguração da unidade do bairro São Sebastião, atendendo a mais 120 crianças de 4 a 17 anos em risco de vulnerabilidadesocial.