Semop-VR realiza operações de segurança em fevereiro

Monitoramento por câmeras localizou jovem autista que fugiu de casa

Por

Autuação foi aplicada pela Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR)

No início do mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop) realizou duas operações bem sucedidas de segurança na cidade.

A primeira delas ocorreu neste domingo (2), com a localização de um adolescente autista que fugiu de casa. O resgate foi resultado de um trabalho integrado que contou com a participação da Guarda Municipal e o uso de câmeras de monitoramento da prefeitura. Segundo a mãe do jovem de 13 anos, ele fugiu após um desentendimento com o irmão, também adolescente.

Após a fuga do filho, a mulher, de 33 anos, procurou a Semop em busca de ajuda. O adolescente foi localizado no bairro Retiro, próximo à Base Integrada de Segurança Pública, na Avenida Antônio de Almeida. O Conselho Tutelar foi chamado e assumiu a ocorrência, tomando as medidas cabíveis. As partes envolvidas foram orientadas e retornaram para casa.

Auxílio tecnológico

Outra ação da Semop concluída no início de fevereiro foi a captura de um homem de 63 anos foragido da justiça, realizada nesta segunda-feira (3). Ele foi detido no bairro Aterrado com o auxílio das câmeras de leitura de placas de veículos instaladas na cidade.

A prisão do homem ocorreu após as câmeras alertarem as autoridades de segurança de que o proprietário de um HB20 prata possuía um mandado de prisão em aberto. Com essa informação, o setor de Inteligência da Guarda Municipal fez um estudo dos prováveis locais de circulação do veículo, e uma viatura ficou em alerta nas proximidades no horário previsto.

Após o sistema identificar o deslocamento do HB20, foi emitido um alerta ao patrulhamento, que conseguiu localizar o veículo e, em seguida, abordar o foragido nas proximidades de onde o carro estava.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, a integração do uso da tecnologia nas ações das forças de segurança de Volta Redonda tornam as operações mais assertivas e com menos efeitos colaterais.

- Volta Redonda hoje conta com amplo cerco tecnológico, com o monitoramento de diversos bairros feito de forma simultânea pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), o que torna as ações das forças de segurança mais eficazes. Nenhum veículo acessa ou sai de Volta Redonda sem que saibamos. Graças a essa tecnologia e ao trabalho da Guarda Municipal, tivemos sucesso em localizar o foragido e conduzi-lo à delegacia - concluiu o secretário.