Por Redação
A alteração dos horários na rede municipal de ensino de Barra Mansa será prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 21, em virtude da onda de calor que atinge a região. A medida vale para todas as 69 unidades escolares, incluindo as creches. Em Barra do Piraí, a prefeita Kátia Miki também prorrogou a medida. Os alunos do turno da manhã irão estudar até às 10h30m. As aulas do período da tarde e noite estarão suspensas.
As escolas permanecerão abertas até às 13h, possibilitando que alunos dos turnos da manhã ou da tarde almocem nas unidades. Não haverá aulas durante a tarde e à noite.
A secretária de Educação do município, Fátima Lima, frisou que a continuidade do horário reduzido ocorre por causa da previsão de temperaturas muito altas com baixa umidade nos próximos dias.
-Nós estamos acompanhando as previsões e o calor vai continuar intenso na quinta e na sexta. Por isso, decidimos continuar com a medida para garantir o bem-estar e a saúde de nossas crianças e adolescentes, evitando problemas de saúde decorrentes desse tempo quente e seco - declarou Fátima.
João Vitor Ramos, coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, ressaltou que o órgão continuará monitorando as temperaturas e orientando a população sobre os cuidados neste período. "As temperaturas elevadas com umidade baixa vão persistir no decorrer desta semana. Nesta semana a umidade do ar chegou a cair para 35%. A princípio, era previsto que a onda de calor durasse até esta quarta-feira, mas ela se estendeu e as temperaturas normais devem voltar apenas a partir de segunda-feira", informou.
O prefeito Luiz Furlani lembra que todas as unidades de ensino do município possuem ventiladores, mas que o calor está tão intenso e a umidade tão baixa que comprometem o conforto dos estudantes. "Mais uma vez reafirmo o meu compromisso de climatizar todas as salas de aula de todas as escolas e creches do município", enfatizou o prefeito.
Reposição das aulas
A secretária municipal de Educação de Barra do Piraí, Cleide Mara Rocha, esclareceu sobre a reposição dessas aulas suspensas.
-Entendemos que essa foi uma medida preventiva para garantir o bem-estar da comunidade escolar. A decisão considera a necessidade de ambientes adequados para aprendizagem, evitando riscos como desidratação e mal-estar. O plano de estudos para reposição será divulgado na próxima semana - informou a professora Cleide.