Barra do Piraí inicia testes nos sistemas de alarmes contra riscos geológicos

Por

Aparelhos de som que emitem alerta em Barra do Piraí estão serão testados em diferentes locais

Barra do Piraí é uma das cidades do Estado que possuem alto risco geológico para deslizamentos em casos de chuvas. Em função disso, a secretaria municipal de Defesa Civil está montando um cronograma para testes do sistema de alertas e alarmes por sirenes instalados no município e mantidos pela Defesa Civil Estadual.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Rafael Champion, um dos protocolos é a execução de testes de manutenção e prevenção em conjunto com o Governo do Estado e a empresa responsável pelas sirenes. “Há algumas semanas, foi realizado o protocolo de teste para assegurar a funcionalidade dos equipamentos, visando dar segurança e proteção às comunidades”, explicou Rafael.

A primeira comunidade a ter seus equipamentos testados foi a do Areal, onde as sirenes estão instaladas na Rua Sebastião de Carvalho. Durante os próximos meses, sempre no dia 10, uma comunidade terá seus equipamentos testados. A ação está sendo realizada em conjunto, entre a Defesa Civil Municipal e Estadual com o CEMADEN – RJ (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), que é o responsável pelos protocolos. “Tão logo seja divulgado o bairro onde será realizado o próximo teste, estaremos divulgando, é muito importante que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento na cidade”, apontou o chefe da pasta.

Para a prefeita Katia Miki, esta ação é de extrema relevância, uma vez que este é um período de chuvas e que, em um recorte recente, Barra do Piraí tem sido marcada por desastres que resultaram na perda de vidas.

“A prevenção é o primeiro passo para evitar fatalidades. Recentemente tivemos tragédias decorrentes de desastres naturais em nosso município. Não podemos deixar que isso se repita. A equipe da prefeitura está focada em manter os cidadãos seguros. O medo e a insegurança nesses períodos de chuva serão vencidos, confio plenamente na capacidade de nossos profissionais, pessoas especializadas e comprometidas com o bem-estar dos barrenses”, finalizou a prefeita.