A Minicidade do Trânsito de Volta Redonda, localizada na Ilha São João e reinaugurada no ano passado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está com a agenda aberta para visitação. O espaço educativo e interativo busca trabalhar os princípios básicos de segurança viária com crianças, reproduzindo o sistema viário urbano, com semáforos, faixas de pedestres e demarcações de solo e placas.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, frisou que a iniciativa faz parte de uma série de ações da Semop na construção de um trânsito mais seguro em Volta Redonda. Os visitantes, em sua maioria crianças, aprendem de forma lúdica sobre leis de trânsito, sinalização e valores como cidadania, respeito e inclusão.
“Acreditamos que a lei mais eficiente no trânsito é a educação. Por isso, abrimos o agendamento o ano inteiro para receber visitantes, em sua maioria crianças, para que eles possam se tornar multiplicadores de informações e boas práticas. No ano passado, chegamos a receber quase mil crianças por mês e tenho certeza que todos eles saem da minicidade dando exemplos e reforçam o que aprenderam com pais, tios e avós. Por exemplo, o não uso do celular ao volante; a atenção aos sinais sonoros; o respeito ao semáforo e às sinalizações viárias”, destacou o secretário, lembrando que o espaço também recebeu a visita de idosos, pessoas com deficiência e autistas.