Eletronuclear distribui calendários sobre segurança em Angra dos Reis e Paraty

Por

O tema deste ano são as riquezas naturais e culturais de Paraty e da Ilha Grande, espaços próximos à região da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto

A Eletronuclear realiza a distribuição dos 60 mil calendários de 2025 em Angra dos Reis e Paraty desde quarta-feira (18). O tema deste ano são as riquezas naturais e culturais de Paraty e da Ilha Grande, espaços próximos à região da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Além de mostrar imagens destes dois locais, o calendário possui informações sobre a segurança das usinas e orientação para moradores da região em casos de emergência.

Ao todo, foram confeccionadas quatro versões do calendário, que possui alterações nas instruções de segurança com base na distância que as localidades estão da Central Nuclear. Três destas versões são entregues porta a porta para moradores que estejam dentro do raio de até 15 quilômetros das usinas. A distribuição inclui as zonas do Plano de Emergência Local (PEL), as que ficam entre três e cinco quilômetros das usinas (ZPE 3-5) e as áreas mais distantes (ZPE 10-15). A entrega deve ser concluída até o Natal.

- O calendário do PEL já se tornou uma tradição na Eletronuclear. Todos os anos é realizada a distribuição desse material que contém informações atualizadas sobre o planejamento de emergência. É importante que os moradores leiam atentamente as instruções disponibilizadas, que serão muito úteis em caso de ativação do plano. Lá também estão disponíveis os canais de contato para esclarecimento de possíveis dúvidas e sugestões - comentou o supervisor da Assessoria de Planejamento de Emergência da Eletronuclear, Raphael Senger.

A quarta versão do calendário possui um caráter mais institucional para distribuição a alguns públicos de interesse, uma vez que o material também é conhecido por sua beleza estética. Na versão deste ano, as duas regiões escolhidas possuem quase 150 mil hectares de preservação da fauna, flora e de modos de vida que precisam ser cuidados. Paraty inclusive é Patrimônio Mundial da Unesco, o primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto (cultural e natural).

- Estes calendários são sempre confeccionados com muito carinho e, como expusemos no próprio texto do material, representam o compromisso da Eletronuclear com a segurança da população do ponto de vista da energia nuclear, mas também da segurança ambiental. Buscamos realizar nosso trabalho com sustentabilidade e respeito pela cultura e meio ambiente, e o calendário tenta demonstrar isso - explicou o superintendente de Comunicação Institucional da Eletronuclear, Marco Antônio Alves.