Rede municipal de ensino de Volta Redonda se destaca em competição de robótica

Por

Estudantes de unidades da Fevre e da SME conquistaram medalhas, troféus e outros prêmios em torneio da Faetec

A rede municipal de ensino de Volta Redonda – composta por unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) – se destacaram no 2º Torneio de Robótica da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) de Barra do Piraí, realizado na última semana com a participação de equipes do estado do Rio. O município, que levou 56 alunos de quatro escolas, conquistou medalhas, troféus e prêmios na competição, que tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Pelo Colégio João XXIII, da Fevre, participaram 23 alunos que integram a equipe de robótica coordenada pelos professores Frederico Pitassi e Erika Linhares. O estudante Daniel Silmar ganhou medalha de ouro na Mostratec e disse estar muito feliz pelo resultado.

“Foi uma experiência muito interessante, porque foi meu último torneio com a equipe pois estou me formando no 9º ano, e pude estar com meus colegas mais uma vez, me divertindo e aprendendo mais sobre tecnologia e robótica. Apresentar um projeto como o Quiz, que é reconhecido nacionalmente, é de grande alegria e sentimento de dever cumprido”, disse Daniel, que foi campeão da Mostratec – Nível Star (alunos até 14 anos) – com o Projeto Quiz Educacional Multidisciplinar 2.0.

A Robótica do João XXIII também foi campeã da Dança de Robôs – Nível Galaxy (alunos de 15 a 19 anos); ficou em segundo lugar na Dança de Robôs – Nível Star (alunos até 14 anos); levou o Prêmio Cientista do Amanhã, dado à equipe que mais se empenhou e foi mais criativa no evento; levou o Troféu Asimov de Inovação/Engenharia, conquistado pelo robô mais inovador e mais bem elaborado; e o Prêmio Dedicação ao Saber, entregue ao professor Frederico, como mentor. 

Pela Secretaria de Educação, três escolas participaram com 33 alunos, que também conquistaram premiações. A equipe Tecnobots, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, levou o primeiro lugar no Nível Star na disputa do Cabo de Guerra; o segundo lugar no Nível Galaxy, na modalidade Projeto de Inovação; além do Prêmio Isaac Asimov – Inovação.

Os alunos da Escola Municipal Espírito Santo, que compõem a equipe Thunderbots, ficaram com a primeira posição no Nível Galaxy – Portal Nexus. No Nível Star, as conquistas foram: 1° e 2° lugar – Sumô; 1° lugar – Resgate; 2° lugar – Portal Nexus; 3° lugar – Cabo de Guerra.

E pela Escola Municipal Jiulio Caruso, a equipe Shark Bots levou o primeiro lugar no Nível Galaxy – Cabo de Guerra; e, no Nível Star, o segundo lugar no Cabo de Guerra, e a terceira colocação no Sumô.